...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Inmet mantém alerta vermelho para onda de calor no Sudeste até dia 29

Inmet mantém alerta vermelho para onda de calor no Sudeste até dia 29

Área afetada tem temperatura de 5ºC acima da média histórica

Bruno Boc­chi­ni — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 26/12/2025 — 16:27
São Paulo
São Paulo (SP), 09.11.2023 - Com as altas temperaturas, populares se refrescam nas fontes do Vale do Anhangabau. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

O Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet) man­tém ati­vo o aler­ta ver­mel­ho para onda de calor que atinge partes das regiões Sud­este, Sul e Cen­tro-Oeste do país, em espe­cial os esta­dos do Rio de Janeiro e São Paulo. 

O aler­ta ver­mel­ho, que é váli­do até a próx­i­ma segun­da-feira (29), é o maior grau entre os três avi­sos emi­ti­dos pelo insti­tu­to: amare­lo, para peri­go poten­cial; laran­ja, para peri­go; e ver­mel­ho, para grande peri­go.

De acor­do com o Inmet, a área afe­ta­da está, des­de o últi­mo dia 23, com a tem­per­atu­ra alter­a­da em cer­ca de 5º Cel­sius aci­ma da média históri­ca para essa época do ano.  

Os esta­dos do Rio de Janeiro e São Paulo estão total­mente incluí­dos no aler­ta ver­mel­ho, além da região Norte do Paraná, com­preen­den­do as áreas de Lon­d­ri­na e Curiti­ba; o Sul de Minas Gerais, engloban­do Uber­a­ba, Vargin­ha e Juiz de Fora; o Leste do Mato Grosso do Sul, incluin­do Três Lagoas; e o Sul do Espíri­to San­to, na área de Cachoeiro de Itapemir­im.

De acor­do com o Min­istério da Saúde, as ondas de calor são par­tic­u­lar­mente perigosas em áreas urbanas dev­i­do ao efeito de ilha de calorem que a con­cen­tração de edifí­cios, con­cre­to e asfal­to retém calor, ele­van­do ain­da mais as tem­per­at­uras.

As ondas de calor podem ter impacto maior prin­ci­pal­mente nos mais vul­neráveis – como idosos, cri­anças, pes­soas com prob­le­mas renais, cardía­cos, res­pi­ratórios ou de cir­cu­lação, dia­béti­cos, ges­tantes e pop­u­lação em situ­ação de rua.

Os prin­ci­pais sinais de aler­ta são:

  • Tran­spi­ração exces­si­va,
  • Fraque­za,
  • Ton­tu­ra,
  • Náuse­as,
  • Dor de cabeça,
  • Cãi­bras mus­cu­lares e
  • Diar­reia.

Nestes casos, a ori­en­tação é procu­rar a unidade de saúde mais próx­i­ma para uma avali­ação.

O Min­istério da Saúde disponi­bi­liza um guia com ori­en­tações sobre como lidar com tem­per­at­uras extremas. As prin­ci­pais indi­cações são man­ter a hidratação, uti­lizar ves­ti­men­ta ade­qua­da, evi­tar ativi­dades ao ar livre nos perío­dos mais quentes, e faz­er refeições leves.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d