...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Inscrições para a Olimpíada de Matemática vão até segunda-feira

Inscrições para a Olimpíada de Matemática vão até segunda-feira

Alunos de escolas públicas e privadas podem participar da competição

Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da Agên­cia Brasil*
Pub­li­ca­do em 13/03/2025 — 15:40
Rio de Janeiro
Escola Municipal Orsina da Fonseca Tijuca Rio de Janeiro - RJ Outubro 2022
© Alexan­dre Campbell/IMPA

Esco­las públi­cas e pri­vadas de todo o país têm até o dia 17 de março para faz­er a inscrição na 20ª Olimpía­da Brasileira de Matemáti­ca das Esco­las Públi­cas (Obmep). Con­sid­er­a­da a maior com­petição cien­tí­fi­ca do Brasil, a olimpía­da é volta­da para alunos do 6º ano do ensi­no fun­da­men­tal ao 3º ano do ensi­no médio.

Para par­tic­i­par, as esco­las devem aces­sar o site www.obmep.org.br, preencher a ficha de inscrição disponív­el, infor­mar o códi­go MEC/INEP e cri­ar uma sen­ha de aces­so. No reg­u­la­men­to, estão disponíveis infor­mações sobre condições, pra­zos, datas e regras pre­vis­tas para par­tic­i­pação na com­petição.

Todos os anos a Obmep reúne mais de 18 mil­hões de estu­dantes. Cri­a­da pelo Insti­tu­to de Matemáti­ca Pura e Apli­ca­da (Impa) em 2005, a com­petição é pro­movi­da com recur­sos do Min­istério da Ciên­cia, Tec­nolo­gia e Ino­vação (MCTI) e do Min­istério da Edu­cação (MEC). Neste ano, a olimpía­da comem­o­ra 20 anos.

Provas

A com­petição tem duas fas­es. A primeira fase é uma pro­va obje­ti­va de 20 questões, que será apli­ca­da em 3 de jun­ho. Já a segun­da fase é volta­da para os clas­si­fi­ca­dos na primeira eta­pa, que fazem uma pro­va dis­cur­si­va de seis questões, em 25 de out­ubro.

As questões são preparadas de acor­do com o grau de esco­lar­i­dade do aluno. O nív­el 1 é volta­do para o 6º e 7º ano do ensi­no fun­da­men­tal; o nív­el 2, para o 8º e 9º ano do ensi­no fun­da­men­tal; e, o nív­el 3, para o ensi­no médio.

A divul­gação dos aprova­dos para a segun­da eta­pa será fei­ta em 1º de agos­to e a divul­gação dos pre­mi­a­dos em 22 de dezem­bro.

Premiação

A Obmep vai dis­tribuir 8.450 medal­has nacionais: 650 de ouro, 1.950 de pra­ta e 5.850 de bronze, além de 51 mil cer­ti­fi­ca­dos de menção hon­rosa.

Os alunos pre­mi­a­dos nacional­mente são con­vi­da­dos a par­tic­i­par do Pro­gra­ma de Ini­ci­ação Cien­tí­fi­ca Jr. (PIC), volta­do para o incen­ti­vo e pro­moção do desen­volvi­men­to acadêmi­co. Os par­tic­i­pantes de esco­las públi­cas rece­berão uma bol­sa de R$ 300.

Serão dis­tribuí­das ain­da 20,5 mil medal­has estad­u­ais para os alunos com os mel­hores desem­pen­hos em cada esta­do.

Os pro­fes­sores tam­bém serão hom­e­nagea­d­os. Ao todo, 969 pro­fes­sores serão pre­mi­a­dos e irão rece­ber, além de diplo­ma e livro de apoio, uma medal­ha de ouro espe­cial. Os pro­fes­sores pre­mi­a­dos vão con­cor­rer ain­da a oito via­gens.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d