...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Educação / MEC prorroga prazos de 2ª chamada e lista de espera do Prouni

MEC prorroga prazos de 2ª chamada e lista de espera do Prouni

Repro­dução: © Val­ter Campanato/Agência Brasil

Novo calendário, que altera edital, será publicado no Diário Oficial


Pub­li­ca­do em 30/08/2022 — 20:15 Por Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

O Min­istério da Edu­cação (MEC) infor­mou nes­ta terça-feira (30) que o Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (Prouni) terá novos pra­zos para com­pro­vação de infor­mações por parte dos can­didatos pré-sele­ciona­dos em segun­da chama­da, além das datas rela­cionadas à lista de espera. Um novo edi­tal será pub­li­ca­do no Diário Ofi­cial da União (DOU) aman­hã (31) com as alter­ações.

A par­tir de quin­ta-feira (1º), na pági­na do Aces­so Úni­co, os estu­dantes poderão con­ferir o resul­ta­do da segun­da chama­da. Nes­ta mes­ma data, tam­bém se ini­cia o pra­zo para que os estu­dantes pré-sele­ciona­dos façam a com­pro­vação de infor­mações prestadas no momen­to da inscrição. Esse pra­zo se encer­raria no dia 8 de setem­bro, mas foi pror­ro­ga­do para o dia 13 de setem­bro, a fim de que os estu­dantes ten­ham mais tem­po para orga­ni­zar as infor­mações requeri­das.

A pas­ta ressalta que os estu­dantes devem com­pare­cer, de for­ma vir­tu­al ou pres­en­cial, às insti­tu­ições de ensi­no para as quais foram pré-sele­ciona­dos para apre­sentarem toda a doc­u­men­tação com­pro­batória.

Além do resul­ta­do da segun­da chama­da, o edi­tal infor­mará as novas datas para o aluno que quis­er par­tic­i­par da lista de espera. Ele dev­erá man­i­fes­tar seu inter­esse nos dias 21 e 22 de setem­bro e aguardar a divul­gação do resul­ta­do, que será disponi­bi­liza­do no dia em 26 de setem­bro. Quem for pré-sele­ciona­do nes­ta fase, dev­erá entre­gar toda a doc­u­men­tação até 30 de setem­bro.

Veja como ficou o novo calendário:

Resul­ta­do dos can­didatos pré-sele­ciona­dos (2ª chama­da): 1 de setem­bro;

Com­pro­vação de infor­mações: 1 de setem­bro a 13 de setem­bro;

Man­i­fes­tação de inter­esse na lista de espera: 21 e 22 de setem­bro;

Divul­gação do resul­ta­do da lista de espera: 26 de setem­bro;

Com­parec­i­men­to dos can­didatos para entre­ga da doc­u­men­tação: 26 de setem­bro a 30 de setem­bro.

O que é o ProUni

O ProUni é o pro­gra­ma do gov­er­no fed­er­al que ofer­ece bol­sas de estu­do, inte­grais e par­ci­ais (50%), em insti­tu­ições par­tic­u­lares de edu­cação supe­ri­or. Nes­ta edição, mais de 190 mil bol­sas serão ofer­tadas.

É pre­ciso que o can­dida­to ten­ha feito as edições de 2021 ou de 2020, ou ambas, do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem), e ten­ha alcança­do, no mín­i­mo, 450 pon­tos de média das notas e não ten­ha tira­do zero na redação. Out­ra exigên­cia é a de não ter par­tic­i­pa­do do Enem na condição de treineiro. Será con­sid­er­a­da a edição do Enem com a mel­hor média de notas.

Para ter aces­so à bol­sa inte­gral, o estu­dante deve com­pro­var ren­da famil­iar bru­ta men­sal de até 1,5 salário mín­i­mo por pes­soa. Para a bol­sa par­cial, a ren­da famil­iar bru­ta men­sal deve ser de até três salários mín­i­mos por pes­soa.

O públi­co-alvo do pro­gra­ma é o estu­dante sem diplo­ma de nív­el supe­ri­or. Pro­fes­sores da rede públi­ca de ensi­no tam­bém podem dis­putar uma bol­sa exclu­si­va para os cur­sos de licen­ciatu­ra e ped­a­gogia, des­ti­na­dos à for­mação do mag­istério da edu­cação bási­ca. Nesse caso, não se apli­ca o lim­ite de ren­da exigi­do dos demais can­didatos.

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d