...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Monique Medeiros é afastada por decreto da prefeitura do Rio

Monique Medeiros é afastada por decreto da prefeitura do Rio

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Ré pela morte do filho, Henry Borel, ela é alvo de sindicância


Pub­li­ca­do em 25/01/2023 — 13:52 Por Fran­cis­co Eduar­do Fer­reira* — Rio de Janeiro

ouvir:

A mãe do meni­no Hen­ry Borel, Monique Medeiros, foi afas­ta­da de suas funções da Sec­re­taria Munic­i­pal de Edu­cação do Rio, onde é fun­cionária con­cur­sa­da, por sus­pei­ta de irreg­u­lar­i­dades no preenchi­men­to do pon­to.

Ela tam­bém é alvo de uma sindicân­cia aber­ta pela prefeitu­ra do Rio depois de uma reunião na noite de ontem (24), con­forme con­s­ta de um decre­to do prefeito Eduar­do Paes pub­li­ca­do no Diário Ofi­cial des­ta quar­ta-feira (25).

O tex­to cita um arti­go do Estatu­to dos Fun­cionários Públi­cos do Poder Exec­u­ti­vo do Municí­pio do Rio de Janeiro que tra­ta da sus­pen­são pre­ven­ti­va por 30 dias, poden­do se esten­der até 90 dias. Mas Monique con­tin­ua a ter dire­ito ao salário e con­tar tem­po de serviço para aposen­ta­do­ria. A medi­da tem o obje­ti­vo de evi­tar que ela influ­en­cie no resul­ta­do de um proces­so admin­is­tra­ti­vo em anda­men­to des­de 2021.

Foram encon­tra­dos indí­cios de que a fol­ha de pon­to de Monique Medeiros foi preenchi­da irreg­u­lar­mente até o fim de janeiro, como se a servi­do­ra tivesse dado expe­di­ente todos os dias, mas bem antes de o mês acabar.

“Nós esta­mos no dia 25 de janeiro. E há indí­cios de preenchi­men­to irreg­u­lar do pon­to para todo o mês de janeiro. Por isso, abri­mos uma sindicân­cia para que se pos­sa ser averigua­do com todo o rig­or necessário”, expli­cou o secretário munic­i­pal de Edu­cação, Renan Fer­reir­in­ha.

Monique voltou a tra­bal­har na sec­re­taria munic­i­pal em uma função admin­is­tra­ti­va, no almoxar­i­fa­do, com remu­ner­ação bru­ta de R$ 3,1 mil, em dezem­bro de 2022. Pouco mais de um mês depois de retomar às ativi­dades, ela apre­sen­tou ates­ta­do médi­co com solic­i­tação de afas­ta­men­to por 60 dias, que foi nega­do após perí­cia médi­ca fei­ta pela prefeitu­ra nes­sa  terça-feira (24).

Ela esta­va afas­ta­da des­de abril de 2021, quan­do foi pre­sa acu­sa­da de matar Hen­ry Borel, então com 4 anos. Ré no proces­so jun­to com seu ex-namora­do e ex-vereador Jairo de Souza, con­heci­do Dr. Jair­in­ho, aguar­da o jul­ga­men­to em liber­dade des­de agos­to de 2022. Os dois serão jul­ga­dos pelo 2º Tri­bunal do Júri.

Monique foi sol­ta após decisão monocráti­ca do rela­tor do caso no Supe­ri­or Tri­bunal de Justiça (STJ), min­istro João Otávio de Noron­ha, após o pedi­do ter sido nega­do no Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al, pelo min­istro Gilmar Mendes.

*Estag­iário sob super­visão de Ake­mi Nita­hara

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d