...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Economia / Movimento em bares e restaurantes deve crescer 30% na Copa

Movimento em bares e restaurantes deve crescer 30% na Copa

Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Estimativa é da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes


Pub­li­ca­do em 24/11/2022 — 13:44 Por Cami­la Maciel — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

Bares e restau­rantes devem ter um aumen­to de pelo menos 30% na deman­da com os jogos da Copa do Mun­do, segun­do esti­ma­ti­va da Asso­ci­ação Brasileira de Bares e Restau­rantes (Abrasel). A enti­dade avaliou que alguns fatores con­tribuem para o movi­men­to, como as tem­per­at­uras mais quentes do que no mês de jul­ho, a lib­er­ação do 13º salário e os horários dos jogos no perío­do da tarde.

O líder de inteligên­cia e con­teú­do da Abrasel, José Eduar­do Camar­go, acred­i­ta que todos irão se ben­e­fi­ciar neste perío­do. “O bar, nor­mal­mente, já é vis­to como um espaço de con­graça­men­to, já é comum, por exem­p­lo, no Brasil, a trans­mis­são de jogos dos times, mas os restau­rantes têm muito a gan­har tam­bém. Alguns jogos, que são mais per­to da hora do almoç,o são bené­fi­cos. Sem con­tar que a gente tem uma var­iedade muito grande de restau­rantes no Brasil.”

Pesquisa da Abrasel com cer­ca de 1,7 mil esta­b­elec­i­men­tos indi­ca que 45% dos restau­rantes vão trans­mi­tir os jogos e um terço deles infor­mou que vai cri­ar pratos temáti­cos. “Ou seja, está movi­men­tan­do bas­tante o setor, sim”, acres­cen­ta Camar­go. De acor­do com a asso­ci­ação, neste ano, difer­ente­mente do que ocor­ria em out­ras edições da com­petição, os restau­rantes fiz­er­am  reser­vas para novem­bro e dezem­bro, o perío­do da dis­pu­ta.

O dire­tor-exec­u­ti­vo da Asso­ci­ação Nacional de Restau­rantes (ANR), Fer­nan­do Blow­er, por sua vez, não se arrisca em pre­visões e afir­mou que o cli­ma em torno da Copa do Mun­do ain­da não deixa claro as pos­si­bil­i­dades de gan­hos adi­cionais. “Os próprios restau­rantes têm expec­ta­ti­vas, mas não nec­es­sari­a­mente infor­mações para pas­sar. Acho que o dado muito mais cor­re­to não vai ser o prospec­ti­vo, vai ser aque­le de real­iza­ção, uma vez que a Copa ter­mine e a gente con­si­ga enten­der de fato esse impacto.”

Incerteza

Para o dire­tor da ANR, alguns fatores con­tribuem para o sen­ti­men­to de incerteza. Um deles entre é a real­iza­ção dos jogos logo após as eleições. Além dis­so, o fim do ano nor­mal­mente tem mais deman­das nas empre­sas, o que difi­cul­ta a lib­er­ação de tra­bal­hadores. “A gente está aqui dis­putan­do atenção com as fes­tas de fim de ano e, à medi­da que a Copa começar a pas­sar para dezem­bro, nas oitavas, quar­tas e semi­fi­nal você já vai estar ali naque­la reta final em que as empre­sas estão se plane­jan­do, estão fazen­do os fechamen­tos.” Blow­er acres­cen­tou ain­da o fato de não ser perío­do de férias esco­lares.

Blow­er chamou a atenção para as opor­tu­nidades que podem sur­gir para os restau­rantes com o deliv­ery. “Cresceu muito no perío­do pandêmi­co e con­tin­ua sendo muito rel­e­vante para os restau­rantes, mais que dobrou de taman­ho, de importân­cia, para o nos­so setor e o cliente se acos­tu­mou muito tam­bém”, desta­cou.

Contratações

As anális­es da Abrasel mostram boa per­spec­ti­va de con­tratações em bares e restau­rantes neste final de ano. “Na pesquisa que a gente fez em setem­bro, por exem­p­lo, quase metade disse que ain­da iria con­tratar até o final do ano e 25% já tin­ham con­trata­do fun­cionários para aumen­tar a equipe. Tem essa per­spec­ti­va de aumen­to da deman­da. O setor está reagin­do”, disse.

Para a ANR, por out­ro lado, a expec­ta­ti­va é que não haja um cresci­men­to sig­ni­fica­ti­vo de con­tratações neste momen­to. “Primeiro, que a coisa [a Copa] não está tão quente quan­to foi em out­ras opor­tu­nidades e tam­bém porque as empre­sas ain­da car­regam um pas­si­vo da pan­demia expres­si­vo. Elas estão evi­tan­do muito aumen­to de cus­tos nesse momen­to.”. O dire­tor acred­i­ta que o setor deve faz­er con­tratações tem­porárias, “mas nada muito expres­si­vo”.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d