...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Direitos Humanos / Movimentos sociais fazem ceia de Natal para moradores de rua em SP

Movimentos sociais fazem ceia de Natal para moradores de rua em SP

Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Mobilização contou com organização do padre Júlio Lancellotti


Pub­li­ca­do em 23/12/2023 — 14:47 Por Bruno Boc­chi­ni — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

Cen­te­nas de moradores de rua tiver­am neste sába­do (23) um almoço difer­ente na cap­i­tal paulista. Diver­sas enti­dades se jun­taram para ofer­e­cer uma ceia de Natal para pes­soas em situ­ação vul­neráv­el da região da Mooca, na zona leste de São Paulo. Uma mesa com cer­ca de 250 lugares ofer­e­ceu lom­bo, arroz com legumes, purê de bata­ta e faro­fa, acom­pan­hados de suco de uva. Como sobreme­sa, pane­tone e bolo de choco­late.

A ação faz parte da Jor­na­da Nacional de Sol­i­dariedade Con­tra a Pobreza e a Fome, que reúne diver­sas orga­ni­za­ções pop­u­lares, como o Movi­men­to dos Tra­bal­hadores Rurais Sem Ter­ra (MST), a Cen­tral Úni­ca dos Tra­bal­hadores (CUT), a Mar­cha Mundi­al das Mul­heres (MMM). Em São Paulo, a mobi­liza­ção deste sába­do foi orga­ni­za­da pela SP Invisív­el e pela paróquia de São Miguel Arcan­jo, do padre Júlio Lan­cel­lot­ti.

Jornada

Ini­ci­a­da em novem­bro e pre­sente em 20 esta­dos, a jor­na­da faz des­de a dis­tribuição de refeições a par­tir das coz­in­has pop­u­lares solidárias, dis­tribuição de ali­men­tos, doações de sangue, apoio no aces­so a serviços de assistên­cia social no por­tal gov.br, na emis­são de doc­u­men­tos, na reg­u­lar­iza­ção do reg­istro no CadÚni­co, e na nego­ci­ação de dívi­das no pro­gra­ma Desen­ro­la Brasil.

“A gente está aqui não é só pra entre­gar comi­da. A gente tá aqui para servir as pes­soas. E servir as pes­soas é olhar no olho, diz­er a importân­cia que ela tem. É a gente olhar para cada um que está ali e falar, olha, essa fes­ta é pra você”, disse o cri­ador da orga­ni­za­ção não gov­er­na­men­tal (ONG), André Sol­er.

Ape­sar do forte calor no local, a procu­ra pela refeição esta­va inten­sa. Mes­mo com 250 lugares disponíveis, uma peque­na fila de espera chegou a se for­mar. Após almoçar, Anto­nio Mar­i­ano, de 54 anos, lev­a­va con­si­go pedaços de pane­tone para com­er depois. “Eu só ten­ho a agrade­cer. A comi­da esta­va muito boa. Ago­ra vou levar um pouco da sobreme­sa para meus ami­gos e para mim”, disse.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

 

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d