...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / O Agente Secreto faz cinema brasileiro chegar forte ao Globo de Ouro

O Agente Secreto faz cinema brasileiro chegar forte ao Globo de Ouro

Filme concorre em três categorias neste domingo, incluindo a principal

Anna Kari­na de Car­val­ho — repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 10/01/2026 — 08:34
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 06/11/2025 – O cinema brasileiro volta a ocupar seu espaço nas telas com O Agente Secreto, novo longa do pernambucano Kleber Mendonça Filho, que chega nesta quinta-feira (6) a mais de 700 cinemas, em 370 cidades brasileiras, em uma estreia simultânea com Alemanha e Portugal. Foto: Victor Jucá/Divulgação
Repro­dução: © Vic­tor Jucá/Divulgação

O Brasil vol­ta a exper­i­men­tar um cli­ma de final de campe­ona­to às vésperas da cer­imô­nia do Globo de Ouro, mar­ca­da para o próx­i­mo domin­go (11), em Los Ange­les. A 83ª edição da pre­mi­ação reforça um movi­men­to ini­ci­a­do no ano pas­sa­do, quan­do a vitória de Fer­nan­da Tor­res na cat­e­go­ria Mel­hor Atriz, por sua inter­pre­tação em Ain­da Estou Aqui, reposi­cio­nou o audio­vi­su­al brasileiro no radar inter­na­cional e ampliou a atenção da indús­tria para pro­duções do país.

Em 2026, esse pro­tag­o­nis­mo gan­ha novo fôlego com O Agente Secre­to, que se tor­na o prin­ci­pal rep­re­sen­tante brasileiro na dis­pu­ta, com três indi­cações: mel­hor filme de dra­ma, mel­hor filme em lín­gua não ingle­sa e mel­hor ator em filme de dra­ma. É a primeira vez que um lon­ga brasileiro con­corre na cat­e­go­ria prin­ci­pal de dra­ma do Globo de Ouro, feito con­sid­er­a­do históri­co para o cin­e­ma nacional.

Estre­la­do por Wag­n­er Moura, o filme chega à pre­mi­ação embal­a­do por uma tra­jetória con­sis­tente ao lon­go da tem­po­ra­da inter­na­cional. Des­de a estreia pre­mi­a­da no Fes­ti­val de Cannes, em 2025, o lon­ga vem acu­mu­lan­do estat­ue­tas, críti­cas favoráveis e uma cir­cu­lação inten­sa em fes­ti­vais, salas com­er­ci­ais e even­tos volta­dos aos votantes. O recon­hec­i­men­to mais recente veio com a vitória inédi­ta no Crit­ics Choice Awards de mel­hor filme inter­na­cional — a primeira do Brasil na cat­e­go­ria.

A cam­pan­ha robus­ta tem reflex­os dire­tos na dis­pu­ta indi­vid­ual. Veícu­los espe­cial­iza­dos como a revista Van­i­ty Fair pas­saram a apon­tar Wag­n­er Moura, pro­tag­o­nista do filme, entre os favoritos ao Globo de Ouro, desta­can­do a força de sua atu­ação em por­tuguês, após mais de uma déca­da ded­i­ca­da majori­tari­a­mente a pro­duções inter­na­cionais.

São Paulo (SP), 28/10/2025 - O diretor Kleber Mendoça Filho durante entrevista coletiva do elenco do filme O Agente Secreto, no hotel Renaissance. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: O dire­tor Kle­ber Men­doça Fil­ho durante entre­vista cole­ti­va do elen­co do filme O Agente Secre­to, no hotel Renais­sance. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

No Globo de Ouro, a divisão das cat­e­go­rias de atu­ação entre dra­ma e comé­dia ou musi­cal tam­bém altera o cenário da com­petição: Moura não con­corre com nomes como Tim­o­th­ée Cha­la­met ou Leonar­do DiCaprio, posi­ciona­dos em out­ra cat­e­go­ria, e enfrenta atores como Michael B. Jor­dan e Dwayne John­son, em uma dis­pu­ta con­sid­er­a­da aber­ta.

Além do peso artís­ti­co, o per­fil do Globo de Ouro con­tribui para ampli­ar as chances brasileiras. Difer­ente­mente de pre­mi­ações for­madas majori­tari­a­mente por críti­cos norte-amer­i­canos, o even­to reúne 334 votantes de 85 país­es, o que favorece pro­duções inter­na­cionais com forte cir­cu­lação glob­al e cam­pan­has estru­tu­radas. Nesse con­tex­to, a pre­sença con­stante do dire­tor Kle­ber Men­donça Fil­ho e da equipe do filme em debates, exibições espe­ci­ais e encon­tros com eleitores tem sido estratég­i­ca.

A con­cor­rên­cia, no entan­to, é acir­ra­da. Em mel­hor filme em lín­gua não ingle­sa, O Agente Secre­to dis­pu­ta o prêmio com pro­duções como Os Exce­lentesFoi Ape­nas um Aci­denteVal­or Sen­ti­men­talCirate – A Voz de Rin­di Rás­da e A Úni­ca Saí­da. Já na cat­e­go­ria de mel­hor filme de dra­ma, o lon­ga brasileiro enfrenta títu­los de grande orça­men­to e vis­i­bil­i­dade inter­na­cional, como Franken­steinHam­netPecadores e Sar­raf.

A tra­jetória recente aju­da a explicar o otimis­mo. Com a vitória no Crit­ics Choice, o filme tam­bém con­quis­tou o chama­do tri­fec­ta da críti­ca norte-amer­i­cana, ao ser pre­mi­a­do pela Nation­al Soci­ety of Film Crit­ics, pelo New York Film Crit­ics Cir­cle e pela Los Ange­les Film Crit­ics Asso­ci­a­tion. Ao todo, o lon­ga soma ago­ra 48 prêmios inter­na­cionais.

“O prêmio do Crit­ics Choice deu uma vis­i­bil­i­dade ain­da maior para O Agente Secre­to, que está ten­do uma car­reira exce­lente nos cin­e­mas dos Esta­dos Unidos”, afir­mou Kle­ber Men­donça Fil­ho, ao comen­tar a tem­po­ra­da de pre­mi­ação. Segun­do o dire­tor, o recon­hec­i­men­to aju­da a ampli­ar o debate sobre o cin­e­ma inter­na­cional em um momen­to políti­co sen­sív­el nos Esta­dos Unidos, em que a pro­dução estrangeira ocu­pa espaço cen­tral nas dis­cussões cul­tur­ais.

No cir­cuito com­er­cial, os números tam­bém reforçam o impacto do filme. Em sua nona sem­ana em car­taz no Brasil, O Agente Secre­to já ultra­pas­sou 1,1 mil­hão de espec­ta­dores. Na França, o públi­co se aprox­i­ma de 300 mil pes­soas, e o lon­ga tem estreias pro­gra­madas para o fim de janeiro na Itália e na Espan­ha, além de lança­men­to no Reino Unido e na Irlan­da em fevereiro.

A agen­da inter­na­cional segue inten­sa. Além do Globo de Ouro, o filme con­corre ao prêmio de mel­hor filme inter­na­cional no Inde­pen­dent Spir­it Awards, figu­ra entre os indi­ca­dos ao Lumières, da críti­ca france­sa, na cat­e­go­ria de mel­hor copro­dução inter­na­cional, e inte­gra a short­list do Oscar nas cat­e­go­rias de mel­hor filme inter­na­cional e elen­co. As indi­cações finais à maior pre­mi­ação do cin­e­ma mundi­al serão anun­ci­adas no dia 22 de janeiro.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d