...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / PF investiga pesca e comercialização ilegal de lagosta no Ceará

PF investiga pesca e comercialização ilegal de lagosta no Ceará

Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Operação Macruros cumpre 60 mandados judiciais


Pub­li­ca­do em 01/03/2023 — 09:09 Por Karine Melo — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Crimes ambi­en­tais que envolvem pesca e com­er­cial­iza­ção ilíc­i­tas de lagostas no Ceará são o alvo da Oper­ação Macruros, da Polí­cia Fed­er­al (PF), na man­hã des­ta quar­ta-feira (1º). Ao todo, 60 man­da­dos judi­ci­ais, expe­di­dos pela 15ª Vara da Justiça Fed­er­al, estão sendo cumpri­dos em For­t­aleza, Eusébio (CE), Ara­cati (CE), For­tim (CE), Ica­puí (CE), Por­to do Mangue (RN) e Alcobaça (BA).

Segun­do a PF, a oper­ação de hoje envolve 230 poli­ci­ais fed­erais e tem a parce­ria do Insti­tu­to Brasileiro do Meio Ambi­ente e dos Recur­sos Nat­u­rais Ren­ováveis (Iba­ma), que iden­ti­fi­cou mais de 249 toneladas de lagos­ta com indí­cios de serem prove­nientes de pesca ile­gal no Ceará.

“A inves­ti­gação apon­tou indí­cios de esque­ma crim­i­noso de pesca ile­gal de lagos­ta em pra­ias dos municí­pios de Ara­cati, For­tim e Ica­puí, envol­ven­do pescadores, atrav­es­sadores e empre­sas, com indí­cios de fal­si­dades doc­u­men­tais para que o pro­du­to da pesca ile­gal fos­se for­mal­mente inseri­do no mer­ca­do nacional e inter­na­cional”, detal­hou a PF.

Os inves­ti­ga­dos podem ser enquadra­dos em crimes de pesca ile­gal; obstrução a ação fis­cal­izado­ra ambi­en­tal; fal­si­dade ide­ológ­i­ca; recep­tação qual­i­fi­ca­da; asso­ci­ação crim­i­nosa e lavagem de din­heiro. As penas ness­es casos podem chegar a 34 anos de prisão, sem pre­juí­zo da descober­ta de out­ros crimes mais graves prat­i­ca­dos no mate­r­i­al apreen­di­do. “As inves­ti­gações con­tin­u­am com análise do mate­r­i­al apreen­di­do e fluxo finan­ceiro dos sus­peitos”, acres­cen­tou a PF.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d