...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Política / Presidente destaca, na ONU, ações do Brasil na transição energética

Presidente destaca, na ONU, ações do Brasil na transição energética

Repro­dução:  © Alan Santos/PR

Pronunciamento foi gravado para o Diálogo de Alto Nível sobre Energia


Pub­li­ca­do em 24/09/2021 — 17:21 Por Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Após dis­cur­sar na Assem­bleia Ger­al da Orga­ni­za­ções das Nações Unidas (ONU) no iní­cio da sem­ana, o pres­i­dente Jair Bol­sonaro voltou a par­tic­i­par, nes­ta sex­ta-feira (24), de um even­to mul­ti­lat­er­al. Em vídeo grava­do, o pres­i­dente par­ticipou do Diál­o­go de Alto Nív­el sobre Ener­gia. O even­to foi con­vo­ca­do pelo secretário-ger­al das Nações Unidas, António Guter­res, para tratar exclu­si­va­mente do tema ger­ação de ener­gia com vis­tas à redução das emis­sões de car­bono e cumpri­men­to do Acor­do de Paris sobre o cli­ma.

Em pro­nun­ci­a­men­to que durou pouco mais de 5 min­u­tos, Jair Bol­sonaro lem­brou que a matriz energéti­ca da maio­r­ia dos país­es, basea­da majori­tari­a­mente em fontes fós­seis, é a prin­ci­pal respon­sáv­el pela mudança do cli­ma que vive­mos hoje, e desta­cou o pro­tag­o­nis­mo do Brasil na ger­ação de ener­gia por meio de fontes ren­ováveis.

“O Brasil tem, de longe, a matriz energéti­ca mais limpa den­tre as grandes econo­mias do mun­do. Mais de 47% da nos­sa matriz energéti­ca, e mais de 80% da nos­sa matriz elétri­ca, são ren­ováveis. Somos exem­p­los de tran­sição energéti­ca, proces­so que, no Brasil, teve iní­cio nos anos 1970”.

Ouça na Radioagência Nacional

Em janeiro deste ano, quan­do a ONU lançou o Diál­o­go de Alto Nív­el sobre Ener­gia, o Brasil foi sele­ciona­do como país líder no tema da tran­sição energéti­ca, um dos eixos cen­trais da ini­cia­ti­va. Segun­do Bol­sonaro, ao lon­go desse perío­do de inter­locução mul­ti­lat­er­al, o Brasil esta­b­ele­ceu “inten­sa inter­ação” com par­ceiros e par­ticipou ati­va­mente dos tra­bal­hos téc­ni­cos.

“Na tran­sição energéti­ca glob­al, para a qual temos dado con­tribuição sig­ni­fica­ti­va como país, não há recei­ta úni­ca. Todas as fontes de ener­gia limpa e todas as tec­nolo­gias disponíveis, terão papel impor­tante na tran­sição”, enfa­ti­zou o pres­i­dente.

Bol­sonaro ain­da desta­cou ações do Brasil para con­ter as mudanças climáti­cas e a emis­são de car­bono na atmos­fera.

“Por meio do pacto em bio­com­bustíveis, assum­i­mos o com­pro­mis­so de reduzir, vol­un­tari­a­mente, 620 mil­hões de toneladas de emis­sões de car­bono em 10 anos, con­sideran­do ape­nas o setor de com­bustíveis de trans­porte”.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

 

Você pode Gostar de:

Médico de Bolsonaro confirma traumatismo craniano leve

Ex-presidente passou por exames após cair em cela na PF Pedro Rafael Vilela — Repórter …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d