...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Primeira transmissão em cores na TV completa 50 anos

Primeira transmissão em cores na TV completa 50 anos

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr /Agência Brasil

Brasil foi o primeiro país da América Latina a implantar a televisão


Pub­li­ca­do em 19/02/2022 — 09:11 Por Thi­a­go Guimarães* — Brasília

Há 50 anos – em 19 de fevereiro de 1972 – era real­iza­da, pela Rede Globo, a primeira trans­mis­são de um pro­gra­ma a cores pela TV brasileira. Com ima­gens da TV Difu­so­ra de Por­to Ale­gre, a Globo trans­mi­tiu a Fes­ta da Uva de Cax­i­as do Sul (RS) com nar­ração de Cid Mor­eira, famoso jor­nal­ista e locu­tor. Em 31 de março daque­le ano, o novo padrão de trans­mis­são em cores, chama­do PAL‑M, foi ofi­cial­iza­do. O adven­to das cores elevou a tele­visão a um out­ro pata­mar, dan­do mais emoção ao tele­spec­ta­dor.

A história da tele­visão no Brasil, entre­tan­to, começou quase 20 anos antes da “chega­da das cores”. Ain­da na primeira metade do sécu­lo 20 já eram real­izadas trans­mis­sões exper­i­men­tais pelo país. Mas foi só em 18 de setem­bro de 1950 que foi inau­gu­ra­da, por Assis Chateaubriand, a TV Tupi de São Paulo, a primeira emis­so­ra brasileira e a primeira da Améri­ca do Sul. Com pro­gra­mações em pre­to e bran­co e ao vivo, a emis­so­ra trans­mi­tia pro­gra­mas educa­tivos, infor­ma­tivos, pro­nun­ci­a­men­tos do pres­i­dente e apre­sen­tações musi­cais.

O primeiro tele­jor­nal brasileiro foi ao ar no dia 19 de setem­bro daque­le mes­mo ano.

Veja mais sobre a história da TV:

Os anos 1960 foram mar­ca­dos pela expan­são das emis­so­ras por todo país. Com a inau­gu­ração da nova cap­i­tal, Brasília, foi real­iza­da, em 21 de abril de 1960, a primeira trans­mis­são em rede pela TV Tupi. A chega­da do ex-pres­i­dente Jusceli­no Kubitschek com a sua comi­ti­va a Brasília tam­bém foi trans­mi­ti­da.

Tam­bém nes­sa déca­da, por meio da tec­nolo­gia do videoteipe, as gravações pas­sam a tomar con­ta das pro­gra­mações. Os pro­gra­mas de auditório, com a ascen­são de fig­uras como Sil­vio San­tos e Hebe Camar­go, fazem a pop­u­lação se aprox­i­mar cada vez mais da TV.

Na déca­da de 70, com a chega­da das trans­mis­sões a cores, a importân­cia da tele­visão como meio de entreten­i­men­to e infor­mação cresce e a TV começa a se fir­mar no gos­to do brasileiro.

Pas­sa­dos 50 anos da trans­mis­são da Fes­ta da Uva de Cax­i­as do Sul (RS), as ino­vações na TV são inúmeras, des­de o stream­ing até apar­el­hos ultra mod­er­nos, mostran­do que a caix­in­ha com ima­gens veio real­mente para ficar.

*Estag­iário sob a super­visão de Alessan­dra Esteves

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d