...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Meio Ambiente / Primeiro dia da COP29 tem poucos líderes e apelo por ação

Primeiro dia da COP29 tem poucos líderes e apelo por ação

Geraldo Alckmin participa nesta terça-feira da Reunião de Alto Nível

Fabío­la Sin­im­bu* — Envi­a­da espe­cial
Pub­li­ca­do em 11/11/2024 — 15:40
Baku (Azer­bai­jão)
Samuel do povo indígena Arara ( Acre ) posa para fotos durante a chegada de delegações e participantes na COP29 em Baku, Azerbaijão, Novembro 11, 2024. Credito: ApexBrasil / Divulgação
Repro­dução: © ApexBrasil/Divulgação

Com a pre­sença de poucos líderes mundi­ais, a 29ª Con­fer­ên­cia das Partes da Con­venção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáti­cas (COP29) foi ofi­cial­mente aber­ta nes­ta segun­da-feira (11), em Baku, no Azer­bai­jão.

Na cer­imô­nia, o min­istro da Ecolo­gia e Recur­sos Nat­u­rais do país, Mukhtar Babayev, assum­iu a presidên­cia da COP29, após o gesto sim­bóli­co em que rece­beu o marte­lo para aber­tu­ra das nego­ci­ações climáti­cas, das mãos do sultão Al Jaber, que pre­sid­iu a con­fer­ên­cia ante­ri­or nos Emi­ra­dos Árabes Unidos, em 2023.

Babayev deu iní­cio aos tra­bal­hos de nego­ci­ações com um ape­lo para que os país­es aumentem suas ambições pela redução das emis­sões de gas­es do efeito est­u­fa e tam­bém para que destravem as nego­ci­ações sobre finan­cia­men­to para via­bi­lizar as ações de enfrenta­men­to às mudanças climáti­cas.

“Ao mobi­lizarmos o finan­cia­men­to para o cli­ma, per­miti­mos ambições ele­vadas. E quan­do, em con­jun­to, damos sinais de maior ambição, cri­amos con­fi­ança para des­blo­quear maiores com­pro­mis­sos finan­ceiros”, reforçou.

Ele lem­brou que as políti­cas atu­ais ado­tadas pelos país­es já estão con­duzin­do o plan­e­ta a 3 graus de aque­c­i­men­to e que as ações para desacel­er­ar esse cenário cat­a­stró­fi­co pre­cisam ocor­rer ago­ra. “A mudança do cli­ma já está aqui, des­de casas inun­dadas em Espan­ha a incên­dios flo­restais na Aus­trália, des­de a subi­da dos oceanos no Pací­fi­co a planí­cies ári­das na África Ori­en­tal. Quer as vejamos ou não, as pes­soas estão sofren­do nas som­bras. Estão mor­ren­do na escuridão. E pre­cisam de mais do que com­paixão, mais do que orações e buro­c­ra­cia. Estão a implo­rar por lid­er­ança e ação”, aler­tou.

Tecnologia

O min­istro do Azer­bai­jão lem­brou que é necessário ain­da acel­er­ar o tra­bal­ho para desen­volver e trans­ferir tec­nolo­gia, para que este­jam disponíveis a todos, em espe­cial os mais afe­ta­dos que vivem nos país­es menos desen­volvi­dos.

“Pre­cisamos entre­gar o pro­gra­ma de imple­men­tação de tec­nolo­gia aqui em Baku. Den­tro da agen­da de ação da COP29, temos opor­tu­nidades para gov­er­nos, setor pri­va­do, ban­cos mul­ti­lat­erais de desen­volvi­men­to e todos faz­erem sua parte”, defend­eu.

O pres­i­dente da COP29 tam­bém dis­cor­reu sobre a tran­sição energéti­ca e out­ras ações de mit­i­gação dos gas­es do efeito est­u­fa, além de destacar a importân­cia da entre­ga pelos país­es dos planos nacionais de adap­tação, que con­sider­ou críti­ca. “Eles ori­en­tam como com­par­til­hamos a mel­hor tec­nolo­gia de trans­fer­ên­cia de práti­cas e apoiamos uns aos out­ros. Pre­cisamos deles até 2025 para que pos­samos pro­gredir até 2030”, disse.

Babayev desta­cou ain­da que suces­sos e fra­cas­sos sobre ações de enfrenta­men­to aos prob­le­mas climáti­cos serão cole­tivos, e nen­hum país é capaz de resolver o prob­le­ma do aque­c­i­men­to glob­al soz­in­ho. Lem­brou tam­bém que todas as pop­u­lações mundi­ais assis­tem e esper­am a ação pelo cli­ma.

“Eles estão esperan­do que mostremos lid­er­ança e eles não podem arcar com o cus­to do atra­so. Então, vamos aumen­tar a ambição e per­mi­tir a ação. Vamos avançar em sol­i­dariedade por um mun­do verde. E vamos tra­bal­har”, con­cluiu.

Delegações

Na plateia do plenário da zona azul, onde ocorre a pro­gra­mação ofi­cial do even­to, muitas del­e­gações de nego­ci­adores esta­va pre­sentes, mas os prin­ci­pais líderes mundias ou não par­tic­i­parão ou ain­da estão a cam­in­ho de Baku, como o vice-pres­i­dente Ger­al­do alck­min, que par­tic­i­pará nes­ta terça-feira (12) da Reunião de Alto Nív­el da COP29.

Tam­bém será nes­ta terça-feira a aber­tu­ra dos pavil­hões dos país­es, orga­ni­za­ções da sociedade civ­il, insti­tu­ições inter­gov­er­na­men­tais e acadêmi­cas. Ain­da em con­strução, a zona verde, onde todos podem par­tic­i­par, já teve um dia movi­men­ta­do.

Pavil­hões de país­es como a Ale­man­ha, Brasil e França já estavam prati­ca­mente pron­tos e cheios de vis­i­tantes bus­can­do infor­mações sobre a pro­gra­mação. Alguns, já tin­ham ativi­dades, como o da Chi­na, mes­mo após a con­fir­mação da ausên­cia do pres­i­dente Xi Jin­ping. Já o pequeno pavil­hão reser­va­do pelos Esta­dos Unidos, per­maneceu vazio, sem mui­ta movi­men­tação.

 

* A repórter via­jou a con­vite do Insti­tu­to Inter­amer­i­cano de Coop­er­ação para a Agri­cul­tura (IICA)

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d