...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Quase 50% precisaram ajustar orçamento para não perder plano de saúde

Quase 50% precisaram ajustar orçamento para não perder plano de saúde

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr /Agência Brasil

Pesquisa é da Associação Nacional das Administradoras de Benefícios


Pub­li­ca­do em 05/06/2022 — 08:33 Por Bruno Boc­chi­ni — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

Pesquisa da Asso­ci­ação Nacional das Admin­istrado­ras de Bene­fí­cios (Anab) mostra que 47% dos entre­vis­ta­dos tiver­am que ajus­tar o orça­men­to em 2021 para não perder o plano de saúde. O lev­an­ta­men­to, que ouviu mais de mil pes­soas em todo o país, rev­ela ain­da que 83% das pes­soas têm medo de perder o plano. 

A pesquisa foi fei­ta no últi­mo mês de abril com 1.012 pes­soas, de 16 anos ou mais, respon­sáveis pelas prin­ci­pais decisões do domicílio. As entre­vis­tas foram real­izadas por tele­fone.

“O medo de perder o aces­so [ao plano de saúde] pode ser moti­va­do pelo aumen­to das taxas de desem­prego ao lon­go da pan­demia de covid-19”, desta­cou o pres­i­dente da Anab e ide­al­izador do estu­do, Alessan­dro Acaya­ba de Tole­do.

De acor­do com ele, a porta­bil­i­dade é uma das saí­das para quem pre­cisa reduzir o cus­to com o plano de saúde, mas sem perdê-lo. “É dire­ito do ben­efi­ciário. O inter­esse pela porta­bil­i­dade aumen­tou 12,5% de acor­do com a ANS [Agên­cia Nacional de Saúde]. Em alguns casos, foi pos­sív­el reduzir em 40% os cus­tos com a saúde”, ressaltou Tole­do.

Segun­do o lev­an­ta­men­to, entre os que não têm plano de saúde, 83% con­sid­er­aram que ele é necessário. Dos entre­vis­ta­dos que são usuários exclu­sivos do Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS), 68% pre­cis­aram de algum tipo de atendi­men­to médi­co em 2021, mas relataram difi­cul­dade no aces­so.

Para 88% das pes­soas ouvi­das, a neces­si­dade de assistên­cia médi­ca per­maneceu a mes­ma ou aumen­tou durante a pan­demia. A pesquisa mostrou ain­da que um em cada qua­tro pes­soas disse que pre­cisou bus­car mais aju­da médi­ca após o iní­cio da pan­demia de covid-19.

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d