...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Retrospectiva 2021: confira as principais notícias de fevereiro

Retrospectiva 2021: confira as principais notícias de fevereiro

Repro­dução: © Arte/Agência Brasil

Mês foi marcado por avanço da covid-19 e saturação do sistema de saúde


Pub­li­ca­do em 21/12/2021 — 07:15 Por Agên­cia Brasil — Brasília

O mês de fevereiro foi mar­ca­do pelo avanço da covid-19 e de suas novas vari­antes mes­mo com o iní­cio da vaci­nação. Em 26 de fevereiro, o Bole­tim Obser­vatório Covid-19 trouxe a infor­mação de que a ocu­pação das unidades de ter­apia inten­si­va (UTIs) ded­i­cadas a infec­ta­dos pelo novo coro­n­avírus chegou ao pior nív­el des­de o iní­cio da pan­demia, que começou em março de 2020. Em 12 esta­dos e no Dis­tri­to Fed­er­al (DF), mais de 80% dos leitos covid-19 estavam ocu­pa­dos.

Com cer­ca de 1,5 mil mortes diárias, diver­sos gov­er­nadores resolver­am retomar medi­das mais drás­ti­cas como o toque de recol­her e o lock­down.

Medidas restritivas para combater a covid-19.
Reprodução: Medidas restritivas para combater a covid-19. — Arte/Agência Brasil

Enquan­to isso, a cam­pan­ha de vaci­nação começa­va a dar os primeiros pas­sos. O Min­istério da Saúde con­cluiu no dia 25 o envio das dos­es necessárias para a imu­niza­ção con­tra covid-19 de 100% dos idosos de 60 anos ou mais que vivem em asi­los e demais idosos aci­ma de 90 anos.

Em entre­vista cole­ti­va, o então min­istro da Saúde, Eduar­do Pazuel­lo, infor­mou que des­de o iní­cio da cam­pan­ha havi­am sido entregues cer­ca 14 mil­hões de dos­es de vaci­na. Ele disse que esper­a­va vaci­nar 50% da pop­u­lação adul­ta até jun­ho deste ano e toda a pop­u­lação até o fim do ano.

Câmara dos Deputados

No dia 23, na vol­ta aos tra­bal­hos da Câmara dos Dep­uta­dos, o Con­sel­ho de Éti­ca decid­iu instau­rar proces­so con­tra a dep­uta­da Flordelis (PSD-RJ), acu­sa­da de ser a man­dante do assas­si­na­to do mari­do, o pas­tor Ander­son do Car­mo, em jun­ho de 2019. No dia seguinte, foi escol­hi­do o rela­tor do proces­so de que­bra de deco­ro: Alexan­dre Leite (DEM-SP).

Repro­dução: A dep­uta­da federal,Flordelis, fala sobre a morte de seu mari­do, o pas­tor Ander­son do Car­mo. — Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

No dia 24, o plenário da Casa aprovou a admis­si­bil­i­dade da Pro­pos­ta de Emen­da à Con­sti­tu­ição (PEC) 3/21, que restringe a prisão em fla­grante de par­la­men­tar a casos de crimes inafi­ançáveis. O tex­to orig­i­nal da PEC tam­bém proíbe a prisão caute­lar por decisão monocráti­ca, aque­la toma­da por um úni­co min­istro do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF). Mas, no dia 26, sem acor­do para votação da matéria no plenário, o pres­i­dente da Casa, Arthur Lira, decid­iu enviar a matéria para análise de uma comis­são espe­cial.

Autonomia do BC e privatizações

Depois de aprova­da pela Câmara dos Dep­uta­dos no dia 10, a lei que con­fere autono­mia ao Ban­co Cen­tral foi san­ciona­da pelo pres­i­dente Jair Bol­sonaro no dia 24 de fevereiro. Pelo tex­to, o pres­i­dente e os dire­tores da autar­quia terão manda­to de qua­tro anos não coin­ci­dentes com o do pres­i­dente da Repúbli­ca. A nova lei esta­b­elece que o Ban­co Cen­tral pas­sa a se clas­si­ficar como autar­quia de natureza espe­cial car­ac­ter­i­za­da pela “ausên­cia de vin­cu­lação a min­istério, de tutela ou de sub­or­di­nação hierárquica”.

Tam­bém no dia 24 foi entregue ao pres­i­dente da Câmara o pro­je­to que per­mite a pri­va­ti­za­ção dos Cor­reios.

Pelas redes soci­ais, o pres­i­dente Jair Bol­sonaro desta­cou a importân­cia da pro­pos­ta. “Estive há pouco no Con­gres­so Nacional para entre­ga do Pro­je­to de Lei que aca­ba com o monopólio dos Cor­reios nos serviços postais do país e via­bi­liza a sua pri­va­ti­za­ção. O Brasil, mais do que nun­ca, segue firme no cam­in­ho da liber­dade econômi­ca.”

Já a medi­da pro­visória de aber­tu­ra do cap­i­tal da Eletro­bras foi entregue pelo pres­i­dente Jair Bol­sonaro ao Con­gres­so no dia 23. Três dias depois, a MP já tin­ha rece­bido 570 emen­das.

Primeiro satélite totalmente nacional

Encer­ran­do o mês, o Brasil lançou o primeiro satélite pro­duzi­do com tec­nolo­gia 100% nacional: o Ama­zo­nia 1. O lança­men­to ocor­reu a par­tir do Cen­tro Espa­cial Satish Dhawan, na cidade de Sri­hariko­ta, na provín­cia de Andhra Pradesh, na Índia.

Repro­dução: O satélite foi lança­do no Cen­tro de Lança­men­to Satish Dhawan Space Cen­tre, em Sri­hariko­ta, na Índia. — Reprodução/Youtube MCTI

Veja o lançamento na íntegra:

Edição: Clau­dia Fel­czak

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d