...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Vistoria vai decidir se o Cristo Redentor será reaberto ao público

Vistoria vai decidir se o Cristo Redentor será reaberto ao público

Monumento foi fechado à visitação após morte de turista

Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 18/03/2025 — 07:02
Rio de Janeiro
Lançamento oficial da Festa dos 90 anos do Cristo Redentor, no morro do Corcovado, Rio de Janeiro.
Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Os pos­tos de saúde do Mon­u­men­to ao Cristo Reden­tor vão fun­cionar durante todo o expe­di­ente de vis­i­tação e uma ambulân­cia estará disponív­el no local enquan­to hou­ver tur­is­tas. A decisão do gov­er­no do esta­do foi toma­da nes­sa segun­da-feira (17) durante reunião no Palá­cio Gua­n­abara, con­vo­ca­da pela Sec­re­taria de Esta­do de Defe­sa do Con­sum­i­dor (Sede­con) e pelo Pro­con-RJ, com a pre­sença de diver­sos órgãos respon­sáveis pela admin­is­tração e oper­ação de vis­i­tas ao mon­u­men­to.

A medi­da foi ado­ta­da após o Pro­con-Rio inter­di­tar os aces­sos ao local. O pos­to de saúde que dev­e­ria fun­cionar no Alto do Cor­co­v­a­do não esta­va aber­to na man­hã de domin­go (16), quan­do o tur­ista gaú­cho Alex Duarte, 54 anos, pas­sou mal e mor­reu víti­ma de infar­to na escadaria de aces­so ao Cristo.

A reunião definiu tam­bém a cri­ação de uma comis­são para fis­calizar a aces­si­bil­i­dade no local. Na man­hã des­ta terça-feira (18), uma vis­to­ria será fei­ta para avaliar as condições estru­tu­rais do Cristo Reden­tor e deter­mi­nar se a inter­dição par­cial do mon­u­men­to, esta­b­ele­ci­da ontem, poderá ser revo­ga­da.

O gov­er­nador Cláu­dio Cas­tro disse que o gov­er­no está com­pro­meti­do em garan­tir segu­rança e aces­si­bil­i­dade aos vis­i­tantes.

“O Cristo Reden­tor é um dos maiores sím­bo­los do nos­so esta­do e do Brasil. Não podemos aceitar que fal­has na prestação de serviço colo­quem em risco a segu­rança de tur­is­tas e de tra­bal­hadores. Deter­mi­namos que os respon­sáveis pela oper­ação do mon­u­men­to cor­ri­jam ime­di­ata­mente as fal­has e esta­mos acom­pan­han­do cada pas­so desse proces­so. Quer­e­mos um Cristo Reden­tor mais seguro e acessív­el para todos”, afir­mou Cas­tro.

O secretário de Defe­sa do Con­sum­i­dor, Gutem­berg Fon­se­ca, tam­bém exigiu que seja cri­a­da uma comis­são para acom­pan­har a ade­quação da aces­si­bil­i­dade.

“É essen­cial que ten­hamos essa comis­são para acom­pan­har de per­to o que está sendo feito de fato em prol do con­sum­i­dor. A ideia é que, ao con­statar­mos um prob­le­ma durante as ade­quações, ten­hamos um pon­to focal com quem pos­samos falar e solic­i­tar ajustes da maneira mais ráp­i­da pos­sív­el”.

Interdição

O Cristo Reden­tor foi inter­di­ta­do, após con­statação de fal­ha na prestação de serviço. Os agentes da Sed­con e do Pro­con-RJ foram até o local e fiz­er­am a inter­dição par­cial da bil­hete­ria de vans e de trens, depois de con­statar que o pos­to médi­co não fun­ciona­va de acor­do com o horário de aber­tu­ra e vis­i­tação. A bil­hete­ria das vans (Paineiras Cor­co­v­a­do) e a do Trem do Cor­co­v­a­do foram proibidas de com­er­cializar ingres­sos após a fis­cal­iza­ção. A vis­to­ria foi moti­va­da por denún­cias de con­sum­i­dores, após a morte do tur­ista gaú­cho no domin­go (16).

Gutem­berg disse que é ina­ceitáv­el que um dos prin­ci­pais cartões-postais do mun­do opere nes­sas condições.

“Um mon­u­men­to tão icôni­co não pode neg­li­gen­ciar a segu­rança e os dire­itos dos con­sum­i­dores. A empre­sa Paineiras Cor­co­v­a­do e a Trem Cor­co­v­a­do feri­ram a cláusu­la do con­tra­to de con­cessão, uma vez que os pos­tos médi­cos estavam fun­cio­nan­do em horários diver­gentes da entra­da e saí­da dos vis­i­tantes. Isso colo­ca­va em risco a vida e a segu­rança dos tur­is­tas e profis­sion­ais do local, poden­do causar danos irreparáveis”, afir­mou o secretário.

Alerta

Em fevereiro deste ano, a Sec­re­taria de Defe­sa do Con­sum­i­dor já tin­ha aciona­do o Insti­tu­to Chico Mendes de Con­ser­vação da Bio­di­ver­si­dade (ICM­Bio), enti­dade respon­sáv­el pela admin­is­tração do Par­que Nacional da Tiju­ca,- onde o Cristo Reden­tor fica local­iza­do, exigin­do ações efe­ti­vas para garan­tir a aces­si­bil­i­dade ao mon­u­men­to.

Para Gutem­berg, é inad­mis­sív­el que um local, com mais de 2 mil­hões de vis­i­tações ao ano ain­da não seja com­ple­ta­mente acessív­el. “Já tín­hamos solic­i­ta­do que o ICM­Bio fizesse algu­mas adap­tações, jus­ta­mente por enten­der que o aces­so a uma das sete mar­avil­has do mun­do deve ser facil­i­ta­do e igual para todos”.

Além do ICM­Bio, a reunião con­tou com a par­tic­i­pação de rep­re­sen­tantes da Light, do Insti­tu­to do Patrimônio Históri­co e Artís­ti­co Nacional (Iphan), Cor­po de Bombeiros, Paineiras Cor­co­v­a­do, Min­istério Públi­co, Trem do Cor­co­v­a­do, da Del­e­ga­cia do Con­sum­i­dor (Decon), Pro­con-RJ, da Sec­re­taria de Saúde e da Arquid­io­cese do Rio.

Ambulância

Em nota, o Par­que Nacional da Tijuca/ICMBio infor­mou que para aumen­tar a segu­rança dos vis­i­tantes do par­que, vai custear uma ambulân­cia que ficará de plan­tão durante todo o horário de vis­i­tação.

Na reunião, que ocor­reu na Sec­re­taria de Defe­sa do Con­sum­i­dor, no Palá­cio Gua­n­abara, no fim da tarde de ontem, ficou acer­ta­do que o ICM­Bio vai disponi­bi­lizar o equipa­men­to com recur­sos próprios, após a con­ces­sionária Trem do Cor­co­v­a­do enviar ofí­cio fazen­do a solic­i­tação.

“Reforçamos que as trata­ti­vas do ICM­Bio jun­to ao Iphan para a ráp­i­da aprovação dos pro­je­tos de aces­si­bil­i­dade em todo o Alto Cor­co­v­a­do estão em anda­men­to e as obras devem começar o quan­to antes”, acres­cen­ta a nota.

De acor­do com o tex­to, a manutenção e o pleno fun­ciona­men­to do pos­to de primeiros socor­ros no Alto do Cor­co­v­a­do são de respon­s­abil­i­dade da empre­sa con­ces­sionária Trem do Cor­co­v­a­do, con­forme pre­vis­to no con­tra­to fis­cal­iza­do pelo Insti­tu­to Chico Mendes. A reunião com o Pro­con reforçou que é de obri­gação das con­ces­sionárias Trem do Cor­co­v­a­do e Paineiras-Cor­co­v­a­do cuidarem dos pos­tos que ambas man­têm den­tro do par­que.

“O ICM­Bio reforça que está cumprindo a sua respon­s­abil­i­dade de órgão fis­cal­izador e apu­ran­do, jun­to à con­ces­sionária, as cir­cun­stân­cias da triste fatal­i­dade, com o falec­i­men­to de um tur­ista no últi­mo domin­go (16), no Alto Cor­co­v­a­do.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d