...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Saúde / Brasil recebe mais 936 mil doses da vacina da Pfizer

Brasil recebe mais 936 mil doses da vacina da Pfizer

whatsapp_image_2021-06-01_at_21.31.43

Repro­dução: © Divulgação/Ministério da Saúde

Imunizante chegou nesta noite no Aeroporto de Viracopos


Pub­li­ca­do em 01/06/2021 — 21:56 Por Cami­la Boehm – Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo
Atu­al­iza­do em 01/06/2021 — 22:31

O Min­istério da Saúde infor­mou que rece­beu hoje (1º) um lote de dos­es da vaci­na da Pfizer/BioNTech con­tra a covid-19, com 936 mil dos­es. O desem­bar­que ocor­reu nes­ta noite, no aero­por­to de Vira­co­pos, em Camp­inas (SP).

Ao lon­go des­ta sem­ana, a pre­visão da pas­ta é que 2,3 mil­hões de dos­es do imu­nizante cheguem ao país, em um total de três voos. Até o final do mês, a esti­ma­ti­va é de que 12 mil­hões de dos­es da vaci­na cheguem ao país.

Armazenamento

No dia 28 de maio, a Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa) autor­i­zou que as vaci­nas da Pfizer/BioNTech poderão ficar mais tem­po den­tro das salas de vaci­nação do Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS), após decisão sobre novas condições de con­ser­vação e armazena­men­to do imu­nizante no Brasil.

A par­tir de ago­ra, a vaci­na poderá ficar até 31 dias refrig­er­a­do entre +2ºC e +8°C, que é a faixa de tem­per­atu­ra mais comum na rede públi­ca de saúde dos municí­pios. Ante­ri­or­mente, a ori­en­tação era de que os imu­nizantes da Pfiz­er fos­sem apli­cadas em até cin­co dias quan­do chegassem nas salas de vaci­nação.

A decisão aten­deu a um pedi­do da far­ma­cêu­ti­ca, que apre­sen­tou à agên­cia reg­u­lado­ra estu­dos que apon­tam que as dos­es podem ficar armazenadas em uma tem­per­atu­ra mais alta por um perío­do maior.

O Min­istério da Saúde infor­mou que o imu­nizante da Pfiz­er é difer­ente de out­ros insumos adquiri­dos e dis­tribuí­dos no SUS e que os chama­dos ultra­freez­ers são os mais indi­ca­dos para o armazena­men­to da vaci­na. Ness­es equipa­men­tos, as dos­es ficam guardadas entre ‑90ºC e ‑60ºC, o que per­mite que durem por seis meses.

As vaci­nas são armazenadas no Cen­tro de Logís­ti­ca do Min­istério da Saúde, em Guarul­hos, nes­sas baixís­si­mas tem­per­at­uras assim que chegam ao Brasil e os esta­dos estão receben­do o imu­nizante entre ‑20°C e ‑15°C, segun­do a pas­ta.

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d