...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Testes mostram que atual vacina da gripe protege contra H3N2 Darwin

Testes mostram que atual vacina da gripe protege contra H3N2 Darwin

Repro­dução: © Arquivo/Gilberto Marques/Governo do Esta­do de São Paulo

Cepa é a responsável por surto de gripe que atinge vários estados


Pub­li­ca­do em 06/01/2022 — 17:55 Por Bruno Boc­chi­ni — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

O Insti­tu­to Butan­tan, fab­ri­cante da vaci­na con­tra a gripe uti­liza­da no Pro­gra­ma Nacional de Imu­niza­ção (PNI) no país, infor­mou hoje (6) que testes de lab­o­ratório real­iza­dos pelo insti­tu­to mostraram que o imu­nizante é capaz de con­ferir pro­teção con­tra infecção pelo vírus influen­za H3N2 (Dar­win), mes­mo sem ter a cepa na sua com­posição. A vari­ante H3N2 Dar­win é respon­sáv­el pelo sur­to de gripe que atinge várias partes do país.

Segun­do o dire­tor de pro­dução do Insti­tu­to Butan­tan, Ricar­do Oliveira, a vaci­na atu­al, triva­lente, fei­ta con­tra os vírus da influen­za H1N1, H3N2 e B, pro­tege con­tra a H3N2 Dar­win de for­ma cruza­da, ou seja, neu­tral­iza essa vari­ante em razão de ter em sua com­posição a pro­teção con­tra a cepa H3N2 orig­i­nal, “pare­ci­da” com a Dar­win.

“Você tem um grau muito próx­i­mo de par­entesco com a sua mãe, mas você é difer­ente dela. As cepas da influen­za são par­entes, têm mudanças na estru­tu­ra viral, nos aminoá­ci­dos, mas têm partes do vírus que são as mes­mas e ela con­fere essa pro­teção mes­mo com a atu­al­iza­ção do vírus”, disse.

Oliveira ressalvou, no entan­to, que a atu­al vaci­na pro­duz uma pro­teção menor do que um imu­nizante fab­ri­ca­do especi­fi­ca­mente con­tra a cepa H3N2 Dar­win. “A vaci­na que temos hoje traz uma pro­teção cruza­da con­tra a Dar­win, menor do que a vaci­na especí­fi­ca, mas con­fere. Vimos isso nos reagentes que usamos no con­t­role de qual­i­dade, nas reações in vit­ro”.

Nova vacina

A nova ver­são da vaci­na da influen­za, que será dis­tribuí­da em 2022 pelo PNI do Min­istério da Saúde, é triva­lente, com­pos­ta pelos vírus H1N1, H3N2 (Dar­win) e a cepa B, e já está sendo pro­duzi­da pelo Butan­tan em suas fábri­c­as. O envase está pre­vis­to para a primeira sem­ana de fevereiro.

O Insti­tu­to Butan­tan pro­duz atual­mente 80 mil­hões de dos­es da vaci­na con­tra influen­za anual­mente ofer­e­ci­das na cam­pan­ha nacional de vaci­nação con­tra a gripe. O imu­nizante é mod­i­fi­ca­do a cada ano basea­do nos três sub­ti­pos do vírus influen­za que mais cir­cu­laram no ano ante­ri­or no hem­is­fério Norte, mon­i­tora­dos e indi­ca­dos pela Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde (OMS).

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d