...
quarta-feira ,11 dezembro 2024
Home / Saúde / Campanha de vacinação contra gripe tem Dia D neste sábado

Campanha de vacinação contra gripe tem Dia D neste sábado

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Vacina protege contra três tipos de vírus de influenza


Publicado em 13/04/2024 — 08:05 Por Agência Brasil* — Brasília

ouvir:

A vaci­nação con­tra gripe terá Dia D neste sába­do (13). A cam­pan­ha teve iní­cio em março com a meta de vaci­nar 75 mil­hões de pes­soas.

A vaci­na em 2024 é des­ti­na­da a pro­te­ger con­tra a Influen­za A (H1N1), Influen­za A (H3N2) e Influen­za B.

Con­forme lev­an­ta­men­to da Agên­cia Brasil, o Dia D ocor­rerá no Dis­tri­to Fed­er­al e em 15 esta­dos: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espíri­to San­to, San­ta Cata­ri­na, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Per­nam­bu­co, Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraí­ba, Maran­hão e Piauí.

De acor­do com o Min­istério da Saúde, os locais e horários de apli­cação da vaci­na devem ser con­sul­ta­dos nos sites e redes soci­ais das sec­re­tarias estad­u­ais de saúde.

No primeiro semes­tre, o imu­nizante será apli­ca­do nas regiões Nordeste, Cen­tro-Oeste, Sud­este e Sul. Na Região Norte, cam­pan­ha será real­iza­da no segun­do semes­tre.

Público-alvo

Os gru­pos pri­or­itários são cri­anças de seis meses a menores de 6 anos de idade, ges­tantes, puér­peras e idosos com 60 anos ou mais.

Quem faz parte dos gru­pos pri­or­itários deve se vaci­nar, mes­mo se tiv­er toma­do a dose con­tra a gripe no ano pas­sa­do. A vaci­nação é anu­al.

As cri­anças que vão rece­ber o imu­nizante pela primeira vez terão de tomar uma segun­da dose no inter­va­lo de 30 dias.

Distrito Federal

Mais de 90 pon­tos de imu­niza­ção vão fun­cionar em todo o Dis­tri­to Fed­er­al para o Dia D de Vaci­nação con­tra a gripe. Além da dose con­tra a influen­za, imu­nizantes con­tra a dengue, a covid-19 e out­ras doenças tam­bém estarão disponíveis, con­forme cal­endário vaci­nal e gru­pos pri­or­itários pre­vis­tos.

Em nota, a Sec­re­taria de Saúde do Dis­tri­to Fed­er­al desta­cou que a pro­pos­ta é aproveitar o momen­to de mobi­liza­ção nacional para inten­si­ficar a imu­niza­ção e ampli­ar todas as cober­turas vaci­nais. A lista com­ple­ta com os locais de vaci­nação, horários e os imu­nizantes disponíveis está no site da pas­ta.

Ain­da de acor­do com a sec­re­taria, haverá ações em esco­las, unidades bási­cas de saúde (UBS) e con­domínios, com atendi­men­to, inclu­sive, na modal­i­dade dri­ve-thru. Dois veícu­los pop­u­lar­mente con­heci­dos como car­ros da vaci­na tam­bém vão per­cor­rer as ruas do Gama e do Sol Nascente.

Em cada local, segun­do a sec­re­taria, uma equipe estará prepara­da para indicar quais imu­nizantes poderão ser apli­ca­dos. Bas­ta apre­sen­tar um doc­u­men­to de iden­ti­fi­cação e a cader­ne­ta de vaci­nação.

Cri­anças poderão tomar dos­es con­tra hepatite, menin­gite, pneu­mo­nia, saram­po, pólio e febre amarela, den­tre out­ras. Meni­nos e meni­nas de 9 a 14 anos tam­bém podem rece­ber a vaci­na con­tra o HPV, que ago­ra é fei­ta em esque­ma de dose úni­ca. Para ado­les­centes e adul­tos, serão disponi­bi­lizadas dos­es con­tra hepatite B, tétano e dif­te­ria (vaci­na dT), febre amarela e saram­po, cax­um­ba e rubéo­la (vaci­na trí­plice viral).

Tam­bém haverá esque­mas de vaci­nação especí­fi­cos para bebês e idosos. O úni­co imu­nizante que não estará disponív­el nos locais de vaci­nação neste sába­do, de acor­do com a sec­re­taria, será a BCG.

Cri­anças e ado­les­centes de 10 a 14 anos tam­bém podem ser imu­nizadas con­tra a dengue neste sába­do. Dados da sec­re­taria de saúde mostram que, des­de o iní­cio da cam­pan­ha, em 9 de fevereiro, o Dis­tri­to Fed­er­al dis­tribuiu 52.280 dos­es con­tra a doença.

Se a cri­ança ou ado­les­cente tiv­er sido diag­nos­ti­ca­do com dengue recen­te­mente, é pre­ciso aguardar seis meses para ini­ciar o esque­ma vaci­nal.

* Colaborou Paula Labois­sière

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mutirão atende população hoje, no dia de combate ao câncer de pele

Dermatologistas estarão de 10h às 15h em mais de 100 postos no país Agên­cia Brasil …