...
segunda-feira ,29 abril 2024
Home / Saúde / Campanha de vacinação contra gripe tem Dia D neste sábado

Campanha de vacinação contra gripe tem Dia D neste sábado

Repro­du­ção: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Bra­sil

Vacina protege contra três tipos de vírus de influenza


Publicado em 13/04/2024 — 08:05 Por Agência Brasil* — Brasília

ouvir:

A vaci­na­ção con­tra gri­pe terá Dia D nes­te sába­do (13). A cam­pa­nha teve iní­cio em mar­ço com a meta de vaci­nar 75 milhões de pes­so­as.

A vaci­na em 2024 é des­ti­na­da a pro­te­ger con­tra a Influ­en­za A (H1N1), Influ­en­za A (H3N2) e Influ­en­za B.

Con­for­me levan­ta­men­to da Agên­cia Bra­sil, o Dia D ocor­re­rá no Dis­tri­to Fede­ral e em 15 esta­dos: São Pau­lo, Rio de Janei­ro, Minas Gerais, Espí­ri­to San­to, San­ta Cata­ri­na, Para­ná, Rio Gran­de do Sul, Goiás, Per­nam­bu­co, Bahia, Rio Gran­de do Nor­te, Ser­gi­pe, Paraí­ba, Mara­nhão e Piauí.

De acor­do com o Minis­té­rio da Saú­de, os locais e horá­ri­os de apli­ca­ção da vaci­na devem ser con­sul­ta­dos nos sites e redes soci­ais das secre­ta­ri­as esta­du­ais de saú­de.

No pri­mei­ro semes­tre, o imu­ni­zan­te será apli­ca­do nas regiões Nor­des­te, Cen­tro-Oes­te, Sudes­te e Sul. Na Região Nor­te, cam­pa­nha será rea­li­za­da no segun­do semes­tre.

Público-alvo

Os gru­pos pri­o­ri­tá­ri­os são cri­an­ças de seis meses a meno­res de 6 anos de ida­de, ges­tan­tes, puér­pe­ras e ido­sos com 60 anos ou mais.

Quem faz par­te dos gru­pos pri­o­ri­tá­ri­os deve se vaci­nar, mes­mo se tiver toma­do a dose con­tra a gri­pe no ano pas­sa­do. A vaci­na­ção é anu­al.

As cri­an­ças que vão rece­ber o imu­ni­zan­te pela pri­mei­ra vez terão de tomar uma segun­da dose no inter­va­lo de 30 dias.

Distrito Federal

Mais de 90 pon­tos de imu­ni­za­ção vão fun­ci­o­nar em todo o Dis­tri­to Fede­ral para o Dia D de Vaci­na­ção con­tra a gri­pe. Além da dose con­tra a influ­en­za, imu­ni­zan­tes con­tra a den­gue, a covid-19 e outras doen­ças tam­bém esta­rão dis­po­ní­veis, con­for­me calen­dá­rio vaci­nal e gru­pos pri­o­ri­tá­ri­os pre­vis­tos.

Em nota, a Secre­ta­ria de Saú­de do Dis­tri­to Fede­ral des­ta­cou que a pro­pos­ta é apro­vei­tar o momen­to de mobi­li­za­ção naci­o­nal para inten­si­fi­car a imu­ni­za­ção e ampli­ar todas as cober­tu­ras vaci­nais. A lis­ta com­ple­ta com os locais de vaci­na­ção, horá­ri­os e os imu­ni­zan­tes dis­po­ní­veis está no site da pas­ta.

Ain­da de acor­do com a secre­ta­ria, have­rá ações em esco­las, uni­da­des bási­cas de saú­de (UBS) e con­do­mí­ni­os, com aten­di­men­to, inclu­si­ve, na moda­li­da­de dri­ve-thru. Dois veí­cu­los popu­lar­men­te conhe­ci­dos como car­ros da vaci­na tam­bém vão per­cor­rer as ruas do Gama e do Sol Nas­cen­te.

Em cada local, segun­do a secre­ta­ria, uma equi­pe esta­rá pre­pa­ra­da para indi­car quais imu­ni­zan­tes pode­rão ser apli­ca­dos. Bas­ta apre­sen­tar um docu­men­to de iden­ti­fi­ca­ção e a cader­ne­ta de vaci­na­ção.

Cri­an­ças pode­rão tomar doses con­tra hepa­ti­te, menin­gi­te, pneu­mo­nia, saram­po, pólio e febre ama­re­la, den­tre outras. Meni­nos e meni­nas de 9 a 14 anos tam­bém podem rece­ber a vaci­na con­tra o HPV, que ago­ra é fei­ta em esque­ma de dose úni­ca. Para ado­les­cen­tes e adul­tos, serão dis­po­ni­bi­li­za­das doses con­tra hepa­ti­te B, téta­no e dif­te­ria (vaci­na dT), febre ama­re­la e saram­po, caxum­ba e rubéo­la (vaci­na trí­pli­ce viral).

Tam­bém have­rá esque­mas de vaci­na­ção espe­cí­fi­cos para bebês e ido­sos. O úni­co imu­ni­zan­te que não esta­rá dis­po­ní­vel nos locais de vaci­na­ção nes­te sába­do, de acor­do com a secre­ta­ria, será a BCG.

Cri­an­ças e ado­les­cen­tes de 10 a 14 anos tam­bém podem ser imu­ni­za­das con­tra a den­gue nes­te sába­do. Dados da secre­ta­ria de saú­de mos­tram que, des­de o iní­cio da cam­pa­nha, em 9 de feve­rei­ro, o Dis­tri­to Fede­ral dis­tri­buiu 52.280 doses con­tra a doen­ça.

Se a cri­an­ça ou ado­les­cen­te tiver sido diag­nos­ti­ca­do com den­gue recen­te­men­te, é pre­ci­so aguar­dar seis meses para ini­ci­ar o esque­ma vaci­nal.

* Cola­bo­rou Pau­la Labois­siè­re

Edi­ção: Caro­li­na Pimen­tel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Ziraldo mudou campanhas de prevenção da saúde, dizem especialistas

Repro­du­ção: © Ziraldo/Divulgação Segundo o Instituto Nacional do Câncer, materiais são usados até hoje Publicado …