...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Economia / Brasil tem fertilizantes até outubro, garante ministra

Brasil tem fertilizantes até outubro, garante ministra

Repro­dução: © Wil­son Dias/Agência Brasil

Safra de verão, no fim de setembro e outubro, gera preocupação


Pub­li­ca­do em 03/03/2022 — 09:53 Por Por Kar­i­ane Cos­ta — Repórter da Rádio Nacional — Brasília

O estoque de fer­til­izantes para o agronegó­cio no Brasil está garan­ti­do até out­ubro. A avali­ação é da min­is­tra da Agri­cul­tura, Pecuária e Abastec­i­men­to, Tereza Cristi­na.

Em entre­vista cole­ti­va nes­sa quar­ta-feira (2), ela garan­tiu que não há prob­le­mas com a safra neste momen­to, no entan­to, a safra de verão, no final de setem­bro e out­ubro, gera pre­ocu­pação.

A min­is­tra lem­brou que a safrin­ha de mil­ho já está em pro­dução. “Então, o que pre­cisa­va de fer­til­izante já chegou, já está com o pro­du­tor rur­al. Neste momen­to não temos prob­le­ma. A safra de verão é uma pre­ocu­pação”, disse. Ela acres­cen­tou, entre­tan­to, que o setor pri­va­do con­fir­mou a existên­cia de estoque de pas­sagem de fer­til­izantes sufi­ciente até out­ubro.

O aler­ta sobre o mer­ca­do inter­na­cional de fer­til­izantes vem des­de fevereiro quan­do começaram as sanções econômi­cas em Belarus. As expor­tações do pro­du­to estão sus­pen­sas para o Brasil por causa do fechamen­to dos por­tos da Lituâ­nia para o escoa­men­to de fer­til­izantes e ago­ra com o apoio à Rús­sia na guer­ra con­tra a Ucrâ­nia, o país do leste europeu sofreu novas sanções.

O cenário se agravou ain­da com o iní­cio da guer­ra. Isto porque, além da Belarus, a própria Rús­sia é o prin­ci­pal fornece­dor do pro­du­to para o mer­ca­do brasileiro.

Negociação com o Canadá

Em meio à crise, a min­is­tra da Agri­cul­tura disse que vai ao Canadá ten­tar nego­ciar a deman­da de fer­til­izantes. Segun­do ela, o impacto ao con­sum­i­dor depende do tem­po da guer­ra. Sem ess­es pro­du­tos, a tendên­cia é que a ofer­ta vai faz­er dis­parar o preço dos ali­men­tos.

“O preço do tri­go subiu lá nas alturas porque a Ucrâ­nia é um grande pro­du­tor e isso influ­en­cia o mer­ca­do glob­al. A gente acha que terá uma alta, sim. Quan­to? A soja já subiu, já caiu um pouco. O mil­ho já subiu, já caiu um pouco. A gente tem que acom­pan­har e diminuir os impactos”, afir­mou.

Atual­mente, o Brasil é o quar­to con­sum­i­dor glob­al de fer­til­izantes, 80% de todo o pro­du­to usa­do na pro­dução agrí­co­la nacional vêm de fora do país.

As sanções econômi­cas dos Esta­dos Unidos e da União Europeia na Rús­sia e na Belarus atingem a pro­dução de potás­sio, e a maio­r­ia dos fer­til­izantes é fei­ta a par­tir do potás­sio. A Rús­sia é respon­sáv­el por fornecer cer­ca de 25% dos fer­til­izantes para o Brasil.

Ouça a Radioagência Nacional

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d