...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Direitos Humanos / IBGE reduz ritmo, mas mantém operações do censo em terras yanomami

IBGE reduz ritmo, mas mantém operações do censo em terras yanomami

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Coleta de dados foi suspensa em áreas de garimpo onde a polícia atua


Pub­li­ca­do em 16/02/2023 — 06:37 Por Vitor Abdala — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

O Insti­tu­to Brasileiro de Geografia e Estatís­ti­ca (IBGE) reduz­iu o rit­mo das oper­ações na ter­ra indí­ge­na yanoma­mi dev­i­do às ações poli­ci­ais e de emergên­cia human­itária. No entan­to, os tra­bal­hos não foram com­ple­ta­mente sus­pen­sos, de acor­do com a asses­so­ria de impren­sa do IBGE.

Algu­mas equipes seguem tra­bal­han­do em áreas que têm aces­so por rio ou por ter­ra e naque­las onde não estão ocor­ren­do oper­ações poli­ci­ais.

Por out­ro lado, a cole­ta foi sus­pen­sa nas áreas de garim­po, onde os poli­ci­ais estão atuan­do, dev­i­do ao risco para os recenseadores. O mes­mo acon­te­ceu nas áreas acessíveis ape­nas por meio de aeron­aves, por causa da pri­or­i­dade dada ao uso dess­es equipa­men­to para o tra­bal­ho human­itário de remoções e supri­men­to de mate­r­i­al para a ter­ra yanoma­mi.

Um dos fun­cionários que con­tin­ua tra­bal­han­do no ter­ritório é Tony Gino Rodrigues, indí­ge­na da etnia macuxi que atu­ou por 12 anos como agente de saúde na Ter­ra Yanoma­mi.

Ele tra­bal­ha não ape­nas como recenseador, mas tam­bém como guia de out­ros profis­sion­ais, já que con­hece a flo­res­ta.

“Faz uma sem­ana que cheguei do Suru­cu­cu. Fui até Kataroa faz­er o recensea­men­to, acom­pan­han­do uma recenseado­ra, como guia. Nós con­seguimos faz­er todo o recensea­men­to daque­la local­i­dade. A gente ficou mais cauteloso [des­de o iní­cio da oper­açã de expul­são dos garimpeiros], mas não podemos frear uma estatís­ti­ca que é fun­da­men­tal para o Brasil”, disse Rodrigues.

Apoio de militares

Na últi­ma terça-feira (14), depois de uma reunião com a min­is­tra do Plane­ja­men­to e Orça­men­to, Simone Tebet, o min­istro da Defe­sa, José Múcio Mon­teiro Fil­ho, anun­ciou que as Forças Armadas ini­cia­rão, no dia 6 de março, ação logís­ti­ca espe­cial para aux­il­iar a real­iza­ção do cen­so nas ter­ras yanoma­mi.

“Nós ire­mos faz­er o plane­ja­men­to para ver a mel­hor for­ma de aten­der a essa impor­tante deman­da, empre­gan­do os meios logís­ti­cos de trans­porte das Forças Armadas”, disse José Múcio, que deve se reunir com a presidên­cia do IBGE para acer­tar os detal­h­es da ação.

De acor­do com o insti­tu­to, pouco mais de 50% dos setores cen­sitários já foram con­cluí­dos.

Veja na TV Brasil:

 

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d