...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Anielle Franco é eleita uma das 12 mulheres do ano pela revista Time

Anielle Franco é eleita uma das 12 mulheres do ano pela revista Time

Repro­dução: © Val­ter Campanato/Agência Brasil

Ministra é a primeira brasileira a aparecer na lista


Pub­li­ca­do em 02/03/2023 — 19:03 Por Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A min­is­tra da Igual­dade Racial, Anielle Fran­co, foi elei­ta pela revista Time, uma das mais pres­ti­giadas do mun­do, como uma das 12 mul­heres do ano em 2023. Irmã de Marielle Fran­co, vereado­ra do Rio de Janeiro assas­si­na­da bru­tal­mente em 2018, Anielle se tornou dire­to­ra do insti­tu­to que leva o nome da irmã, e que luta por dire­itos humanos e na defe­sa da memória de Marielle, e des­de então se envolveu no ativis­mo políti­co pelas causas da pop­u­lação negra e LGBTQIA+.

Aos 38 anos de idade, ela é for­ma­da jor­nal­is­mo pela Uni­ver­si­dade do Esta­do da Car­oli­na do Norte, nos Esta­dos Unidos, e em inglês e lit­er­atu­ra pela Uni­ver­si­dade do Esta­do do Rio de Janeiro (UERJ).

“Sua trág­i­ca história famil­iar, per­son­al­i­dade calorosa e uso hábil das mídias soci­ais trans­for­maram a out­ro­ra reser­va­da Fran­co em uma líder improváv­el no movi­men­to pelos dire­itos dos negros no Brasil”, diz um tre­cho do per­fil que a revista Time pub­li­cou sobre a min­is­tra.

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e a futura ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, durante anúncio de novos ministros que comporão o governo.
Repro­dução: O pres­i­dente eleito, Luiz Iná­cio Lula da Sil­va e Anielle Fran­co — Marce­lo Camargo/Agência Brasil

A lista das 12 mul­heres mais influ­entes do ano traz nomes con­sagra­dos da cul­tura e do esporte, como a atriz Cate Blanchet, a can­to­ra Phoebe Bridges, a jogado­ra de fute­bol Megan Rapi­noe e a roteirista Quin­ta Brun­son. Out­ras ativis­tas pelos dire­itos das mul­heres, como a mex­i­cana Véron­i­ca Cruz Sánchez, a ucra­ni­ana Ole­na Shevchenko e a ira­ni­ana Masih Aline­jad tam­bém estão na lista.

Em suas redes soci­ais, Aniele se man­i­festou sobre o recon­hec­i­men­to inter­na­cional. “Muito orgul­hosa e emo­ciona­da em ter sido a primeira e úni­ca brasileira indi­ca­da como ‘Mul­her do Ano’ entre as doze escol­hi­das pela revista norte-amer­i­cana Time. Estou muito feliz e não chego soz­in­ha, esse recon­hec­i­men­to não é só meu, é de todas as mul­heres negras do Brasil”.

Edição: Marce­lo Brandão

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d