...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Educação / Sisu: prazo para inscrição na lista de espera acaba dia 4 de julho

Sisu: prazo para inscrição na lista de espera acaba dia 4 de julho

Repro­dução: © Arqui­vo Agên­cia Brasil

Interessados devem acessar Portal Único de Acesso ao Ensino Superior


Pub­li­ca­do em 30/06/2023 — 10:08 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Can­didatos não sele­ciona­dos na chama­da reg­u­lar do Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu), do segun­do semes­tre, mas inter­es­sa­dos em par­tic­i­par da lista de espera, têm até terça-feira (4) para aces­sar o Por­tal Úni­co de Aces­so ao Ensi­no Supe­ri­or e faz­er a inscrição.

O Sisu é o pro­gra­ma do Min­istério da Edu­cação (MEC) que reúne as vagas ofer­e­ci­das por insti­tu­ições públi­cas de ensi­no supe­ri­or de todo o Brasil, sendo a maio­r­ia delas ofer­ta­da por insti­tu­ições fed­erais — uni­ver­si­dades e insti­tu­tos.

“O can­dida­to poderá man­i­fes­tar inter­esse na lista de espera em ape­nas um dos cur­sos para o qual optou por con­cor­rer em sua inscrição no Sisu. A con­vo­cação por meio da lista de espera será a par­tir de 10 de jul­ho”, infor­mou o MEC.

As infor­mações sobre as con­vo­cações da lista de espera serão disponi­bi­lizadas pela insti­tu­ição na qual o estu­dante se inscreveu; e as con­vo­cações serão geren­ci­adas e real­izadas pela própria insti­tu­ição, de acor­do com seu plane­ja­men­to.

“As infor­mações devem estar em edi­tal da insti­tu­ição de edu­cação supe­ri­or e no site da insti­tu­ição”, expli­ca o MEC.

Vagas

A segun­da edição de 2023 do Sisu disponi­bi­lizará 51.277 vagas em 1.666 cur­sos de grad­u­ação, de 65 insti­tu­ições de edu­cação supe­ri­or. Segun­do o min­istério, o cer­tame con­tabi­liza 305.797 inscritos e 578.781 inscrições em cur­sos ofer­ta­dos. A difer­ença se deve ao fato de ser pos­sív­el, aos can­didatos, escol­herem até duas opções de cur­sos.

O sis­tema exe­cu­ta a seleção dos estu­dantes com base na nota do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem). A inscrição é gra­tui­ta e fei­ta exclu­si­va­mente pela inter­net, por meio dos serviços dig­i­tais do gov­er­no fed­er­al (gov.br).

“Até o lim­ite da ofer­ta das vagas, por cur­so e modal­i­dade de con­cor­rên­cia, de acor­do com as escol­has dos can­didatos inscritos, eles são sele­ciona­dos por ordem de maior clas­si­fi­cação, em cada uma das duas edições anu­ais do Sisu”, expli­ca o MEC.

 

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Maioria planeja reaproveitar material escolar na volta às aulas

Cerca de 88% afirmam que os gastos afetam o orçamento familiar Alice Rodrigues* Pub­li­ca­do em …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d