...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Reportagem da Agência Brasil ganha Prêmio Andifes de Jornalismo 2020

Reportagem da Agência Brasil ganha Prêmio Andifes de Jornalismo 2020

Gestores, professores, estudantes, terapeutas e demais interessados visitaram hoje a Escola Gesner Teixeira, no Setor DVO do Gama. O estabelecimento foi premiado por oferecer Práticas Integrativas em Saúde como estratégia institucional para prevenção ao suicídio. Ano passado, a escola desenvolveu um projeto de saúde voltado a estudantes com histórico de automutilação e tentativa de suicídio. (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil (Repro­dução)

Matéria de Mariana Tokarnia venceu na categoria Educação Básica


Pub­li­ca­do em 30/03/2021 — 18:32 Por EBC — Brasília

A reportagem Esco­la públi­ca no DF atua para pre­venir depressão e auto­mu­ti­lação, pub­li­ca­da em março de 2019 pela Agên­cia Brasil, é uma das vence­do­ras do Prêmio Andifes de Jor­nal­is­mo 2020, na cat­e­go­ria Edu­cação Bási­ca. A Asso­ci­ação Nacional dos Diri­gentes das Insti­tu­ições Fed­erais de Ensi­no Supe­ri­or (Andifes) incen­ti­va a par­tic­i­pação da mídia nacional em pro­duções de pau­tas que destaquem pro­je­tos, apon­tem cam­in­hos e pro­pon­ham mudanças pos­i­ti­vas para o ensi­no do Brasil.

A matéria da jor­nal­ista da Empre­sa Brasil Comu­ni­cação (EBC) Mar­i­ana Tokar­nia con­ta a exper­iên­cia de alunos que par­tic­i­param do pro­je­to Pro­je­to Asa, implan­ta­do em 2014 no Cen­tro Edu­ca­cional Ges­ner Teix­eira, esco­la públi­ca na Cidade Nova DVO, no Gama, a 42 quilômet­ros do cen­tro de Brasília. O pro­je­to acol­he estu­dantes em ter­apia de roda e os ori­en­ta a lidar com questões rela­cionadas à saúde emo­cional e à depressão e, dessa for­ma, a evitarem o iso­la­men­to e a auto­mu­ti­lação.

Mar­i­ana lem­bra que a pau­ta foi sug­estão de um cole­ga, tam­bém da Agên­cia Brasil, o repórter Alex Rodrigues, que con­hecia o pro­je­to. “Isso mostra que o nos­so tra­bal­ho como jor­nal­is­tas é tam­bém cole­ti­vo e feito muito com base nas sug­estões e tro­cas diárias”. Ela desta­ca ain­da a inte­gração com o repórter fotográ­fi­co Fábio Pozze­bom, respon­sáv­el por traduzir o tema em ima­gens sen­síveis.

Para ela, ser recon­heci­da pela Andifes, que rep­re­sen­ta os reitores das uni­ver­si­dades fed­erais, é moti­vo de feli­ci­dade. “Emb­o­ra seja uma ini­cia­ti­va local, acred­i­to que muitas esco­las pos­sam se iden­ti­ficar com ela por terem que lidar diari­a­mente com questões semel­hantes. Eu apren­di muito com essa pau­ta, apren­di que não existe prob­le­ma menos impor­tante, que toda questão que aflige alguém pre­cisa ser olha­da.”

Leia aqui a reportagem com­ple­ta.

Agên­cia Brasil tam­bém con­quis­tou o Prêmio Andifes de Jor­nal­is­mo 2012, na cat­e­go­ria Ensi­no Bási­co, com a série de matérias espe­ci­ais Esco­las de fé: a religião na sala de aula.

O Prêmio Andifes de Jor­nal­is­mo tem abrangên­cia nacional e, em 20 anos, pre­miou diver­sos jor­nal­is­tas, autores de matérias sobre as mais vari­adas pau­tas, region­al­izadas ou de caráter uni­ver­sal, envol­ven­do a edu­cação em vários níveis, apon­tan­do avanços e desafios.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d