...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / Narizinho, de Monteiro Lobato, faz 100 anos e ganha exposição virtual

Narizinho, de Monteiro Lobato, faz 100 anos e ganha exposição virtual

Exposição Brasil: incontáveis linhas, incontáveis histórias, que mostra ilustrações brasileiras originais de 55 autores na Biblioteca Nacional. Na foto, capas de livros de Monteiro Lobato (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Biblioteca inaugura mostra gratuita com raro material do autor


Pub­li­ca­do em 22/04/2021 — 12:15 Por Lud­mil­la Souza — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

A Bib­liote­ca Brasil­iana Gui­ta e José Mindlin (BBM), da Uni­ver­si­dade de São Paulo, (USP) abre ao públi­co, hoje (22), em for­ma­to dig­i­tal, a exposição Uma meni­na cen­tenária – 100 anos de Nar­iz­in­ho Arrebita­do, que mar­ca o cen­tenário da pub­li­cação do livro infan­til A meni­na do nar­iz­in­ho arrebita­do. No últi­mo domin­go, foi comem­o­ra­do o aniver­sário de Mon­teiro Loba­to, nasci­do em 18 de abril de 1882. 

A mostra tem curado­ria das pro­fes­so­ras e pesquisado­ras Gabriela Pel­le­gri­no Soares (USP) e Patrí­cia Tavares Raf­fai­ni, da Uni­ver­si­dade Fed­er­al de São Paulo (Unife­sp), e do design­er Mag­no Sil­veira. A aber­tu­ra será nes­ta quin­ta-feira (22), às 14h, com uma mesa-redon­da que reúne os curadores e a con­vi­da­da Cilza Big­not­to, escrito­ra e pro­fes­so­ra de Lit­er­atu­ra Brasileira e Teo­ria Literária na Uni­ver­si­dade Fed­er­al de Ouro Pre­to. A mesa de aber­tu­ra pode ser aces­sa­da pelo site da BBM, e a exposição pode ser vista no site.

A mostra apre­sen­ta, em ima­gens e tex­tos, a tra­jetória do escritor, o nasci­men­to da per­son­agem Nar­iz­in­ho e out­ras infor­mações e curiosi­dades.

O site é rico em fotos, car­tas de cri­anças leitoras, ilus­trações do car­tunista Voltoli­no e ima­gens de livros que com­põem a história pes­soal e profis­sion­al de Mon­teiro Loba­to. Uma seção especí­fi­ca é ded­i­ca­da a dis­cu­tir a respeito das acusações de racis­mo que o autor sofreu em tem­pos recentes.

A curado­ra Patri­cia Tavares Raf­fai­ni desta­ca a opor­tu­nidade de o vis­i­tante ter aces­so a mate­ri­ais muitas vezes descon­heci­dos e exem­pli­fi­ca: “Na exposição o públi­co poderá ver­i­ficar na ínte­gra, não só a primeira edição da obra, muito difer­ente das ver­sões pos­te­ri­ores, como tam­bém o man­u­scrito que deu origem às aven­turas de Nar­iz­in­ho e Pedrin­ho”.

Já a pesquisado­ra Gabriela Pel­le­gri­no Soares afir­ma que  “a exposição recu­pera a história do livro A meni­na do nar­iz­in­ho arrebita­do pelo pris­ma da biografia de Mon­teiro Loba­to e do ambi­ente literário, artís­ti­co, edu­ca­cional e políti­co que envolveu as primeiras edições da obra, des­de o seu lança­men­to em 1920.”

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d