...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Economia / Banco do Brasil oferece prova de vida do INSS por aplicativo

Banco do Brasil oferece prova de vida do INSS por aplicativo

aplicativo_bb051219117a52854179

© Mar­cel­lo Casal jr/Agência Brasil (Repro­dução)

Ferramenta diminui comparecimento às agências


Pub­li­ca­do em 04/03/2021 — 21:31 Por Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Os clientes do Ban­co do Brasil (BB) que recebem aposen­ta­do­rias, auxílios e pen­sões do Insti­tu­to Nacional do Seguro Social (INSS) poderão usar o aplica­ti­vo da insti­tu­ição finan­ceira para faz­er a pro­va de vida. A novi­dade está disponív­el des­de hoje (4) para quem recebe por meio de crédi­to em con­ta.

Para os clientes que sacam os bene­fí­cios pelo cartão, o serviço estará disponív­el em breve. Segun­do o BB, a pro­va de vida por meio do aplica­ti­vo não ape­nas traz mais como­di­dade e segu­rança aos ben­efi­ciários como aju­da no enfrenta­men­to à pan­demia de covid-19, ao diminuir a neces­si­dade de com­parec­i­men­to às agên­cias.

A pro­va de vida está disponív­el no menu “Serviços”, na área lat­er­al do aplica­ti­vo. Bas­ta o cor­ren­tista ou poupador clicar em “INSS” e em “Pro­va de Vida INSS”. O aplica­ti­vo pedirá fotos frente e ver­so do doc­u­men­to ofi­cial de iden­ti­fi­cação e uma self­ie para con­cluir o proces­so.

As ima­gens serão anal­isadas pelo ban­co. Durante o proces­so, o ben­efi­ciário pode acom­pan­har pelo próprio aplica­ti­vo se a pro­va de vida foi acei­ta e quan­do ele terá de repe­tir o proces­so. Quem tem pendên­cias na real­iza­ção da pro­va de vida ao lon­go de 2020 será comu­ni­ca­do sobre a novi­dade, assim como os clientes dig­i­tais. Os cor­ren­tis­tas que ain­da não têm o aplica­ti­vo insta­l­a­do rece­berão o avi­so nos caixas eletrôni­cos.

Obri­gatória para aposen­ta­dos e pen­sion­istas, a pro­va de vida deve ser fei­ta uma vez por ano, para impedir o blo­queio do paga­men­to dos bene­fí­cios da Pre­v­idên­cia Social. No últi­mo dia 26, o INSS pub­li­cou por­taria sus­penden­do os blo­queios até abril deste ano , em decor­rên­cia da pan­demia de covid-19.

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Receita Federal volta a negar taxação do Pix e alerta para golpes

Fake news voltaram a circular após novo vídeo de deputado Well­ton Máx­i­mo – Repórter da …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d