...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Economia / Caixa pode fazer novas antecipações de saques do auxílio emergencial

Caixa pode fazer novas antecipações de saques do auxílio emergencial

Saque do auxílio emergencial
Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Decisão dependerá do sucesso da retirada da primeira parcela


Pub­li­ca­do em 16/04/2021 — 15:02 Por Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Atu­al­iza­do em 16/04/2021 — 17:36

Depois de ante­ci­par em duas sem­anas, o saque da primeira parcela da nova roda­da do auxílio emer­gen­cial, a Caixa Econômi­ca Fed­er­al poderá faz­er o mes­mo com as demais parce­las, disse hoje (16) o pres­i­dente do ban­co, Pedro Guimarães. Segun­do ele, a medi­da será toma­da se o cal­endário da primeira parcela fun­cionar bem.

“A par­tir da avali­ação do paga­men­to deste primeiro ciclo, poder­e­mos tam­bém ante­ci­par os paga­men­tos dos Cic­los 2, 3 e 4. Vamos avaliar como será este fluxo de paga­men­to e, se for como imag­i­namos, ante­ci­pare­mos os out­ros meses”, disse Guimarães em entre­vista cole­ti­va para detal­har a ante­ci­pação do cal­endário de saques.

Ontem (15) à noite, o pres­i­dente Jair Bol­sonaro anun­ciou a diminuição do inter­va­lo entre o depósi­to do auxílio emer­gen­cial nas con­tas poupança dig­i­tais e o iní­cio da reti­ra­da em espé­cie do bene­fí­cio. O pra­zo de saques da primeira parcela, que seria de 4 de maio a 4 de jun­ho, pas­sou para 30 de abril a 17 de maio.

Diminuição de filas

Segun­do Guimarães, a ante­ci­pação foi pos­sív­el porque a pop­u­lação está cada vez mais movi­men­tan­do o bene­fí­cio por meio do aplica­ti­vo Caixa Tem. A fer­ra­men­ta per­mite o paga­men­to de con­tas domés­ti­cas, de bole­tos, com­pras em lojas eletrôni­cas e paga­men­tos com códi­go QR (ver­são avança­da do códi­go de bar­ras) em maquin­in­has de lojas par­ceiras.

Com mais gente movi­men­tan­do o auxílio emer­gen­cial pelo aplica­ti­vo, menos pes­soas pre­cis­arão sacar o bene­fí­cio em espé­cie. A diminuição das filas nas agên­cias, expli­cou Guimarães, per­mi­tiu a ante­ci­pação do saque.

“Primeiro pub­li­camos um cal­endário, vimos como era a dinâmi­ca de paga­men­to, tan­to pela questão de aplica­ti­vo, quan­to pela questão de poten­ci­ais filas. Percebe­mos que está­va­mos muito bem e ante­ci­pamos”, comen­tou.

O pres­i­dente da Caixa infor­mou que esse critério tam­bém será apli­ca­do para even­tual­mente ante­ci­par o saque das demais parce­las. “Por toda a maneira como esta­mos fazen­do os depósi­tos nas con­tas soci­ais dig­i­tais, ante­ci­pamos o ciclo de paga­men­to. Out­ros cic­los poder­e­mos ante­ci­par tam­bém, depen­den­do da dinâmi­ca que tiver­mos nos paga­men­tos”, acres­cen­tou.

A primeira parcela da nova roda­da do auxílio emer­gen­cial começou a ser deposi­ta­da nas con­tas poupança dig­i­tais no últi­mo dia 6 e vai até o dia 29, para tra­bal­hadores autônomos e inscritos no Cadas­tro Úni­co de Pro­gra­mas Soci­ais do Gov­er­no Fed­er­al (CadÚni­co). Cer­ca de 10 mil­hões de ben­efi­ciários do Bol­sa Família seguem um cal­endário dis­tin­to de saque, nos dez últi­mos dias úteis de cada mês, e podem sacar o bene­fí­cio ou trans­feri-lo para uma con­ta-cor­rente ime­di­ata­mente.

Problemas de acesso

Ontem (15), o aplica­ti­vo Caixa Tem reg­istrou 1,1 mil­hão de oper­ações, com paga­men­tos que somaram R$ 153 mil­hões. Quem tro­cou de apar­el­ho ou de número de celu­lar recen­te­mente, no entan­to, pre­cisa ir a uma agên­cia do ban­co des­blo­quear o aces­so ao aplica­ti­vo. Segun­do Guimarães, a medi­da foi toma­da para coibir fraudes.

“Se o celu­lar for tro­ca­do, mas ficar o mes­mo número, você pode con­seguir faz­er o des­blo­queio auto­mati­ca­mente pelo aplica­ti­vo. Mas, se você tro­cou o número do celu­lar, por uma questão de evi­tar fraude, há neces­si­dade de ir à agên­cia. Sabe­mos que várias pes­soas têm o número pré-pago e tro­cam, mas isso é fun­da­men­tal para pro­te­ger vocês. Quan­do há algu­ma descon­fi­ança de fraude, há o blo­queio”, expli­cou o pres­i­dente da Caixa.

Segun­do ele, o des­blo­queio é sim­ples, bas­tan­do o usuário apre­sen­tar um doc­u­men­to de iden­ti­dade na agên­cia.

Assista na íntegra:

antecipacao_auxilio_pagamentos

Repro­dução: Cal­endário de paga­men­tos ante­ci­pa­dos da primeira parcela do auxílio emer­gen­cial. — Divulgação/Caixa Econômi­ca Fed­er­al

antecipacao_auxilio_saques

Repro­dução: Cal­endário de saques ante­ci­pa­dos da primeira parcela do auxílio emer­gen­cial. — Divulgação/Caixa Econômi­ca Fed­er­al

*matéria atu­al­iza­da às17h36 para acrésci­mo de infor­mação

Edição: Clau­dia Felczak/ Bruna Saniele

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d