...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / Confira a agenda dos blocos de rua de São Paulo na segunda de carnaval

Confira a agenda dos blocos de rua de São Paulo na segunda de carnaval

Grupos começam a se reunir pela manhã em diversas partes da capital

Flávia Albu­querque — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 02/03/2025 — 18:15
São Paulo
São Paulo (SP), 02/03/2025 - Bloco do Fuá desfila na rua Rui Barbosa vindo do Bixiga, em Bela Vista. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

As ruas da cap­i­tal paulista recebem nes­ta segun­da-feira (3) uma série de blo­cos de car­navalEntre os destaques estão A Espetac­u­lar Cha­ranga do França, com iní­cio às 9h e fim às 14h, no bair­ro de San­ta Cecília. Fun­da­da em 2013 por Thi­a­go França, tornou-se um dos ícones da expressão cul­tur­al por meio do car­naval. A ban­da surgiu para explo­rar novas ver­tentes da músi­ca através dos instru­men­tos de sopro e per­cussão, unin­do influên­cias do jazz e tradições afro-brasileiras.

Ain­da na região do Cen­tro, às 10h os foliões se con­cen­tram na Bela Vista para o Esfar­ra­pa­doFun­da­do em 1947 é car­ac­ter­i­za­do como um dos mais anti­gos da cap­i­tal paulista, levan­do o sam­ba, march­in­has e sam­bas-enre­do da esco­la de sam­ba Vai-Vai para foliões de todas as idades.

O tra­je­to do blo­co será: rua Treze de Maio, rua Con­sel­heiro Car­rão, rua Almi­rante Mar­ques de Leão, rua Una, rua Rocha, praça 14 Bis, rua Manuel Dutra, rua Maria José, aveni­da Brigadeiro Luis Anto­nio, rua Major Dio­go, rua San­to Antônio, rua Treze de Maio, rua Con­sel­heiro Car­rão. A dis­per­são é às 20h.

Em Moe­ma, a par­tir das 13h até às 18h, o Fil­hos de Gil, fun­da­do em 2017 para hom­e­nagear a vida e as músi­cas de Gilber­to Gil, levan­do para as ruas rit­mos como ijexá, sam­ba e baião, tará em seu repertório clás­si­cos como Sítio do Pica­pau Amare­loPal­coToda Meni­na BaianaRealce e muitas out­ras canções.

Às 14h, o blo­co Eu Sou Do Axé per­corre rua Augus­ta, rua Matias Aires, rua Mar­tins Fontes e a rua Álvaro de Car­val­ho, das 14h às 18h divul­gan­do e ino­van­do o cenário do can­cioneiro afro pop­u­lar brasileiro. Esse blo­co leva às ruas novos val­ores cul­tur­ais nos seg­men­tos afro brasileiro.

Ibirapuera

Na região do Ibi­ra­puera, a ani­mação começa às 10h com o Vou de TáxiCri­a­do com o obje­ti­vo de lem­brar os hits da déca­da de 90, o blo­co foi for­ma­do em 2014 e se tornou tradi­cional. O tra­je­to será pela aveni­da Pedro Álvares Cabral, entre Obelis­co e Mon­u­men­to às Ban­deiras. A dis­per­são é às 18h.

Às 11h chega o can­tor Michel Teló coman­dan­do o blo­co Bem Ser­tane­jo!, com­bi­nan­do a músi­ca caipi­ra com o car­naval, Michel leva para o repertório os maiores suces­sos da sua car­reira como Ai Se Eu Te PegoFugid­in­ha e Humilde Residên­cia. A dis­per­são é às 16h.O tra­je­to será: Av. Pedro Álvares Cabral, entre Obelis­co e Mon­u­men­to às Ban­deiras.

Às 13h a região recebe duas atrações. O Blo­co da Pabl­lo, na aveni­da Pedro Álvares Cabral, entre Obelis­co e Mon­u­men­to às Ban­deiras, o blo­co vem para ser uma grande man­i­fes­tação de amor livre e aceitação e um encon­tro de pes­soas de todas as idades e gêneros para cel­e­brar a diver­si­dade. Com dis­per­são às 18h.

Já o Blo­co da Poc­ah traz rit­mos do funk e do pop. Durante as três horas de apre­sen­tação, a can­to­ra car­i­o­ca Poc­ah can­ta seus maiores suces­sos, no Obelis­co do Ibi­ra­puera. O blo­co encer­ra às 18h.

São Paulo (SP), 02/03/2025 - Bloco do Fuá desfila na rua Rui Barbosa vindo do Bixiga, em Bela Vista. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Repro­dução: São Paulo (SP), 02/03/2025 — Blo­co do Fuá des­fi­la na rua Rui Bar­bosa vin­do do Bix­i­ga, em Bela Vista. Foto: Rove­na Rosa/Agência Brasil — Rove­na Rosa/Agência Brasil

Domingo

No domin­go, os destaques foram o Urubó, na Fregue­sia do Ó. Fun­da­do em 2010, o blo­co foi cri­a­do para ale­grar as ruas da Fregue­sia do Ó durante o car­naval. O des­file é guia­do ao som da batu­ca­da da bate­ria e da empol­gação dos foliões, que vão até o largo da Matriz de Nos­sa Sen­ho­ra do Ó, 215.

Já o blo­co Ben­Jores, na Vila Madale­na, faz uma viagem pelas ruas do Rio de Janeiro em São Paulo, trazen­do as músi­cas do can­tor car­i­o­ca Jorge Ben Jor para levar os foliões a uma jor­na­da reple­ta de rit­mo, cor e ale­gria.

Na Con­so­lação, o blo­co Bota Pra Fer­v­er é mar­ca­do pelas cores vibrantes, as fan­tasias ousadas e os adereços cria­tivos que fazem parte da iden­ti­dade do blo­co, guia­do pelos hits do do axé, pagode, ser­tane­jo e pop.

No Butan­tã, o tradi­cional Ritaleena hom­e­na­geou a cidade de São Paulo e a can­to­ra Rita Lee. Tam­bém já tradi­cional no car­naval paulista, o des­file mis­tu­ra os eter­nos suces­sos da can­to­ra com o rit­mo do car­naval.

Basea­do na arte e na preser­vação da cul­tura de matriz africana e afro-brasileira para empoder­ar mul­heres no enfrenta­men­to do racis­mo, machis­mo e les­bo­fo­bia, o blo­co Ilú Obá De Min trouxe uma pro­pos­ta estéti­ca e musi­cal de lib­er­tação, com roupas que res­gatam a memória históri­ca de longe, can­tos, batuques e danças que exerci­tam toda a cor­por­ei­dade. O blo­co des­filou na Bar­ra Fun­da.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d