...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / EBC e Rede Minas assinam chegada do Digitaliza Brasil a Minas Gerais

EBC e Rede Minas assinam chegada do Digitaliza Brasil a Minas Gerais

Repro­dução: © Cris­tiano Macha­do / Impren­sa MG

Sinal digital chegará a 470 cidades mineiras, que também receberão 4G


Pub­li­ca­do em 19/10/2021 — 19:51 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC) e a Rede Minas de tele­visão assi­naram hoje (19) um acor­do que inclui 470 municí­pios de Minas Gerais na área de cober­tu­ra do pro­gra­ma Dig­i­tal­iza Brasil — ini­cia­ti­va do gov­er­no fed­er­al que visa ampli­ar a trans­mis­são do sinal dig­i­tal de tele­visão para todo o ter­ritório nacional.

A parce­ria per­mi­tirá que canais que já são trans­mi­ti­dos na fre­quên­cia dig­i­tal cheguem a regiões que ain­da sofrem com as desvan­ta­gens da TV analóg­i­ca: sinal fra­co, incon­stante e de baixa qual­i­dade audio­vi­su­al. Além da qual­i­dade, a ini­cia­ti­va visa des­ocu­par parte do espec­tro da ban­da de fre­quên­cia, que será usa­da pelas tec­nolo­gias 4G, nos municí­pios menores, e 5G, que dev­erá ser leiloa­da em novem­bro e será usa­da ini­cial­mente nos grandes cen­tros.

Leia tam­bém:
» Leilão do 5G: enten­da o que vem por aí e con­heça as novi­dades

O pres­i­dente da EBC, Glen Valente, reafir­mou a importân­cia da parce­ria entre as emis­so­ras públi­cas e a importân­cia da expan­são do sinal dig­i­tal. “A parce­ria não é nova. Esta­mos expandin­do foca­dos em desen­volver con­teú­do. Com esta inte­gração nacional, isto é um facil­i­ta­dor para mostrar Minas Gerais para o Brasil inteiro. Essa parce­ria e o tra­bal­ho em con­jun­to são o grande foco da TV Brasil e da Rede Nacional de Comu­ni­cação Públi­ca (RNCP). Hoje, a EBC tem mais de 48 par­ceiros. A pro­dução de con­teú­do descen­tral­iza­da é uma potên­cia. Somos grandes par­ceiros”, afir­mou.

“Pro­duz­i­mos uma pro­gra­mação de extrema qual­i­dade, uma pro­gra­mação que pre­cisa chegar a todos os mineiros e o grande desafio era como faz­er pon­to e esse desafio, o que está sendo con­cretiza­do hoje, com iní­cio dessa assi­natu­ra”, diz Sér­gio Rodri­go Reis, pres­i­dente da Empre­sa Mineira de Comu­ni­cações.

Assista ao evento na íntegra:

O gov­er­nador de Minas Gerais, Romeu Zema, afir­mou que a nova parce­ria trará pos­si­bil­i­dades educa­ti­vas que ain­da não foram explo­radas no Brasil, e que emis­so­ras mul­ti­canal, como a Rede Minas e a TV Brasil, podem ter um impacto pos­i­ti­vo sobre o públi­co em idade esco­lar que não tem aces­so a com­puta­dores ou celu­lares para acom­pan­har aulas remo­tas.

“Esse upgrade tem importân­cia muito maior do que podemos imag­i­nar. Ficou muito claro que uma das difi­cul­dades que tive­mos durante a pan­demia foi chegar às famílias de alunos dev­i­do à fal­ta de inter­net ou de TV de qual­i­dade. Com essa nova tec­nolo­gia, um canal a mais pode­ria ter sido aciona­do para pas­sar aulas o dia todo — algo que um canal analógi­co não per­mite”, disse Zema.

O gov­er­nador afir­mou, ain­da, que vários dis­tri­tos que não con­tam com cober­tu­ra de tele­fo­nia celu­lar tam­bém rece­berão a novi­dade, já que a desati­vação do sinal analógi­co dará espaço tam­bém para a tec­nolo­gia 4G, que dev­erá cobrir todo o ter­ritório nacional com o pro­gra­ma Dig­i­tal­iza Brasil.

“Minas tem muito o que ofer­e­cer. Mais de 60 mil pes­soas serão ben­e­fi­ci­adas pelo Dig­i­tal­iza Brasil”, con­cluiu Zema. Com a ini­cia­ti­va, Minas Gerais pas­sa a ter 870 municí­pios com aces­so ao sinal de TV dig­i­tal. Os out­ros 20 municí­pios restantes rece­berão a novi­dade em uma nova fase do pro­gra­ma, que deve con­cluir a desati­vação do sinal analógi­co até o fim de 2022.

Ouça na Radioagên­cia Nacional:

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d