...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Estados pedem imunizantes contra covid-19 para bebês sem comorbidade

Estados pedem imunizantes contra covid-19 para bebês sem comorbidade

Repro­dução: © Paul Hen­nessy / SOPA Images/Sipa USA

Ministério distribui vacinas apenas a crianças com problemas de saúde


Pub­li­ca­do em 10/11/2022 — 21:45 Por Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Os esta­dos pedi­ram hoje (10) que o Min­istério da Saúde dis­tribua dos­es da vaci­na pediátri­ca con­tra a covid-19 para todas as cri­anças entre 6 meses e 2 anos de idade. Em nota, o Con­sel­ho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) fez um ape­lo para que a pas­ta amplie a recomen­dação do imu­nizante nes­sa faixa etária.

Nes­ta quin­ta-feira, o Min­istério da Saúde começou a dis­tribuir dos­es da vaci­na pediátri­ca Comir­naty, da Pfiz­er, para cri­anças com comor­bidades entre 6 meses e 3 anos. Ao todo, 1 mil­hão de dos­es foram envi­adas aos esta­dos e ao Dis­tri­to Fed­er­al. No entan­to, a vaci­nação para todas as pes­soas da faixa etária está autor­iza­da pela Anvisa des­de 16 de setem­bro.

“O Conass defende a com­pra ime­di­a­ta de dos­es sufi­cientes para vaci­nar toda a faixa etária incor­po­ra­da e a vaci­nação seja ofer­e­ci­da para esse grupo sem restrições como a que está defini­da na Nota Téc­ni­ca nº 114/2022 – DEIDT/SVS/MS, na qual incluiu somente as cri­anças com comor­bidades”, pedi­ram os secretários estad­u­ais de Saúde, em nota assi­na­da pelo pres­i­dente do Conass e secretário do Espíri­to San­to, Nésio Fer­nan­des de Medeiros Júnior.

O tex­to citou o Bole­tim Info­Gripe, pub­li­ca­do hoje pela Fun­dação Oswal­do Cruz (Fiocruz), que apon­tou que as cri­anças até 4 anos con­stituem atual­mente o grupo com maior risco para a covid-19, con­sideran­do-se a pop­u­lação com até 60 anos de idade. Segun­do o bole­tim, a doença está em expan­são na pop­u­lação adul­ta em qua­tro esta­dos: Ama­zonas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, com risco de dis­sem­i­nar-se para as cri­anças.

O pres­i­dente do Conass tam­bém desta­cou que a ampli­ação da imu­niza­ção para todas as cri­anças da faixa etária tam­bém é defen­di­da por enti­dades como a Sociedade Brasileira de Imu­niza­ções (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pedi­a­tria (SBP), assim como por todas as unidades da Fed­er­ação. “Essa posição insti­tu­cional foi expres­sa­da em todos os fóruns com par­tic­i­pação de rep­re­sen­tantes do Conass”, afir­ma.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d