...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Estudantes têm até esta sexta-feira para se inscrever no Prouni

Estudantes têm até esta sexta-feira para se inscrever no Prouni

Repro­dução: © Arqui­vo Agên­cia Brasil

Prazo vai até as 23h59 (horário de Brasília)


Pub­li­ca­do em 25/02/2022 — 07:36 Por Karine Melo — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Ter­mi­na nes­ta sex­ta-feira (25) às 23h59 (horário de Brasília) o pra­zo para  inscrições no Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para todos (Prouni) do primeiro semes­tre de 2022. O Prouni ofer­ece bol­sas de estu­do inte­grais ou par­ci­ais (50%) em fac­ul­dades par­tic­u­lares a estu­dantes de baixa ren­da.

Requisitos

Para ter aces­so à bol­sa inte­gral, o estu­dante deve com­pro­var ren­da famil­iar bru­ta men­sal até 1,5 salário mín­i­mo por pes­soa. Para a bol­sa par­cial, a ren­da famil­iar bru­ta men­sal deve ser até três salários mín­i­mos por pes­soa. É necessário tam­bém que o inter­es­sa­do ten­ha cur­sa­do o ensi­no médio com­ple­to em esco­la da rede públi­ca ou da rede pri­va­da com bol­sa inte­gral ou par­cial.

Este ano, a novi­dade é que um decre­to, assi­na­do na sem­ana pas­sa­da pelo pres­i­dente Jair Bol­sonaro, esta­b­elece que a pré-seleção dos estu­dantes inscritos no Prouni con­sidere as duas últi­mas edições do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) para ingres­so em cur­sos de grad­u­ação ou sequen­cial de for­mação especí­fi­ca. No Enem, o can­dida­to deve ter alcança­do, no mín­i­mo, 450 pon­tos de média das notas e não pode ter tira­do 0 na redação.

Até então, a regra em vig­or era de que ape­nas a nota da últi­ma edição do Enem, aque­la ime­di­ata­mente ante­ri­or ao proces­so sele­ti­vo do Prouni, pode­ria ser uti­liza­da pelos can­didatos para entrar no pro­gra­ma.

Consulta

As vagas disponíveis podem ser con­sul­tadas. A bus­ca pode ser fei­ta por cur­so, insti­tu­ição de ensi­no ou municí­pio no site do pro­gra­ma.

ProUni 2/2022

A edição do Prouni do segun­do semes­tre deste ano pode ampli­ar o aces­so de estu­dantes de esco­las pri­vadas não bol­sis­tas ao pro­gra­ma. A pos­si­bil­i­dade está pre­vista na Medi­da Pro­visória (MP) 1.075/2021, edi­ta­da pelo pres­i­dente Jair Bol­sonaro em dezem­bro. Para sair do papel, no entan­to, a regra pre­cisa ser con­ver­ti­da em lei pelo Con­gres­so até o dia 17 de março, quan­do perderá o efeito. O tex­to trami­ta na Câmara em regime de urgên­cia e, se aprova­do, segue para o Sena­do.

Cronograma

Primeira chama­da: 2 de março

Com­pro­vação de infor­mações: 3 a 14 de março

Segun­da chama­da: 21 de março

Com­pro­vação de infor­mações: 21 a 29 de março

Lista de espera: 4 e 5 de abril

Resul­ta­do: 7 de abril

Com­pro­vação de infor­mações: 8 a 13 de abril

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d