...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Festa literária ocupa centro histórico de Salvador

Festa literária ocupa centro histórico de Salvador

Repro­dução: © Say­onara Moreno/Agência Brasil

Flipelô começa hoje e vai até domingo com mais de 100 atividades


Publicado em 17/11/2021 — 08:00 Por Alex Rodrigues — Repórter da Agência Brasil — Brasília

Entre as mais de 100 ativi­dades pre­vis­tas na pro­gra­mação deste ano da Fes­ta Literária Inter­na­cional do Pelour­in­ho (Flipelô), que começa nes­ta quar­ta-feira (17),  há espaço tam­bém para a músi­ca, o teatro, arte­sana­to e a gas­trono­mia.

De hoje (17) a domin­go (21), quase uma cen­te­na de escritores, artis­tas, chefes e quituteiras con­vi­dadas pela Fun­dação Casa de Jorge Ama­do ocu­parão os 123 espaços do Cen­tro Históri­co de Sal­vador (BA), des­ti­na­dos a cel­e­brar a cul­tura, estim­u­lar a leitu­ra e incre­men­tar o tur­is­mo e o comér­cio na cap­i­tal baiana. Este ano, o even­to hom­e­nageia o escritor alagoano Gra­cil­iano Ramos (1892–1953), autor de Vidas SecasSão Bernar­do e out­ros clás­si­cos brasileiros.

Entre os escritores que con­fir­maram pre­sença nas mesas de debates, bate-papos, saraus e apre­sen­tação de novos livros estão Ita­mar Vieira Júnior, autor do romance Tor­to Ara­do, que se tornou um recente fenô­meno de ven­das, e a ensaís­ta e críti­ca literária Heloísa Buar­que de Hol­lan­da, de Explosão Fem­i­nista e vários out­ros títu­los, além de Ronal­do Cor­reia de Brito, que, este ano, pub­li­cou o livro de crôni­cas A Arte de Tor­rar Café.

As atrações musi­cais estarão a car­go de Mar­gareth Menezes, Paulin­ho Boca de Can­tor (Novos Baianos), Jau (ex-Olo­dum) e a ban­da Ser­tanília, con­heci­da por fundir rit­mos tradi­cionais do sertão (coco, mara­ca­tus, sam­badas e ter­no de reis) à músi­ca eru­di­ta.

O aces­so a todos os even­tos pres­en­ci­ais será gra­tu­ito, mas quem não pud­er ir ao Pelô poderá acom­pan­har pelo canal do even­to no YouTube – incluin­do parte da pro­gra­mação infan­til que, entre out­ras atrações, reser­vou espaço para a con­tação de histórias.

No Cen­tro Históri­co, 28 bares e restau­rantes vão inte­grar a chama­da Rota Gas­tronômi­ca Ama­dos Sabores, ofer­e­cen­do pratos exclu­sivos, inspi­ra­dos no tema Ama­do Sertão – Comi­da Ser­tane­ja da Bahia, a preços entre R$ 23 e R$ 69. A pro­gra­mação culinária con­tará ain­da com ofic­i­nas gas­tronômi­cas a car­go do Serviço Nacional de Apren­diza­gem Com­er­cial (Senac). Uma das ofic­i­nas, Vidas Secas: Comi­da de Sus­tança, tem relação com a obra mais famosa de Gra­cil­iano Ramos, abor­dan­do o preparo de pratos típi­cos como efó, faro­fa d´água, raba­da e sara­p­a­tel. A con­ver­sa acon­te­cerá na platafor­ma Microsoft Teams, nos dias 18 e 19.

Já a Rota das Artes será com­pos­ta por dez ateliês de artis­tas visuais que atu­am e vivem no Cen­tro Históri­co de Sal­vador. Percorrendo‑a, o públi­co inter­es­sa­do poderá apre­ciar, gra­tuita­mente, pin­turas, mosaicos e escul­turas, com difer­entes téc­ni­cas. Os ateliês par­tic­i­pantes ficarão aber­tos ao públi­co durante todos os dias da Flipelô, a par­tir das 10h.

pro­gra­mação com­ple­ta do even­to está disponív­el em https://flipelo.com.br/programacao/.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d