...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Força Nacional chega a Natal para auxiliar na segurança pública

Força Nacional chega a Natal para auxiliar na segurança pública

Repro­dução: © ASSECOM/GOV RIO GRANDE DO NORTE

Crime organizado promoveu atentados em várias cidades potiguares


Pub­li­ca­do em 15/03/2023 — 11:48 Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Cer­ca de 100 agentes da Força Nacional já estão no Rio Grande do Norte para aux­il­iar as forças locais de segu­rança públi­ca no com­bate aos ataques crim­i­nosos ini­ci­a­dos na madru­ga­da dessa terça-feira (14) em 14 municí­pios do esta­do.

Os agentes chegaram na madru­ga­da des­ta quar­ta-feira (15) em dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea de Par­namir­im, em Natal, con­forme infor­mou a gov­er­nado­ra Fáti­ma Bez­er­ra em sua con­ta no Twit­ter.

A expec­ta­ti­va é de que out­ros 100 agentes ven­ham a reforçar a equipe nas próx­i­mas horas. Destes, 30 são do sis­tema pri­sion­al e ficarão encar­rega­dos de reforçar os serviços na Pen­i­ten­ciária Fed­er­al em Mossoró, de onde estari­am partin­do as ordens para os ataques.

A tropa foi disponi­bi­liza­da pelo Min­istério da Justiça e Segu­rança Públi­ca (MJSP).

Segun­do o gov­er­no estad­ual, 25 pes­soas sus­peitas de envolvi­men­to nas ações crim­i­nosas foram pre­sas pela Polí­cia Mil­i­tar até a madru­ga­da de hoje. As forças de segu­rança infor­maram ter apreen­di­do armas, dro­gas, artefatos explo­sivos, veícu­los, din­heiro e munições com sus­peitos.

Ataques

A asses­so­ria do gov­er­no infor­mou que foram reg­istra­dos ataques incendiários con­tra pré­dios públi­cos e veícu­los de prefeituras, bem como dis­paros em algu­mas local­i­dades. De acor­do com o MJ, pelo menos uma pes­soa mor­reu durante os ataques.

Diante da situ­ação, diligên­cias inves­tiga­ti­vas foram reforçadas e ações osten­si­vas, ampli­adas em pon­tos estratégi­cos do esta­do. “Providên­cias judi­ciárias tam­bém foram solic­i­tadas pelas forças de segu­rança públi­ca aos órgãos com­pe­tentes”, diz nota do gov­er­no potiguar.

O envio da Força Nacional foi deter­mi­na­do pelo min­istro da Justiça, Flávio Dino, após solic­i­tação fei­ta pela gov­er­nado­ra do Rio Grande do Norte, Fáti­ma Bez­er­ra, com quem se reuniu ontem em Brasília.

“Out­ras ações estão sendo prov­i­den­ci­adas e pos­te­ri­or­mente serão anun­ci­adas”, disse Dina, em rede social. Tam­bém nas redes soci­ais, a gov­er­nado­ra disse que todo o efe­ti­vo estad­ual atua, des­de a madru­ga­da, para con­ter os ataques e pren­der os envolvi­dos.

“Vamos tra­bal­har jun­tos, gov­er­no estad­ual e fed­er­al, para garan­tir a segu­rança da pop­u­lação do Rio Grande do Norte. Os crim­i­nosos estão sendo local­iza­dos e pre­sos para prestar con­tas à justiça. Não ced­er­e­mos um milímetro e para resta­b­ele­cer a paz e a ordem no Esta­do”, disse a gov­er­nado­ra.

Ouça na Radioagência Nacional

Transferência de presos

O MJSP infor­mou que um pre­so foi trans­feri­do da pen­i­ten­ciária de Alcaçuz para um presí­dio fed­er­al, admin­istra­do pela Sec­re­taria Nacional de Políti­cas Penais. O pre­so é acu­sa­do de lid­er­ar uma facção crim­i­nosa e, con­forme as inves­ti­gações, seria um dos man­dantes dos ataques.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d