...
quarta-feira ,10 setembro 2025
Home / Cultura / Morre no Rio de Janeiro o cartunista Jaguar, aos 93 anos

Morre no Rio de Janeiro o cartunista Jaguar, aos 93 anos

Ele foi um dos fundadores do jornal O Pasquim

Luiz Clau­dio Fer­reira — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 24/08/2025 — 16:35
Brasília
São Paulo- 24/08/2025 - Morre o cartunistas, Jaguar, de batismo Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe. Foto ABI
Repro­dução: © Foto ABI

O car­tunista Sér­gio de Mag­a­l­hães Gomes Jaguaribe, o Jaguar, mor­reu, neste domin­go (24), no Rio de Janeiro. Ele esta­va inter­na­do no Hos­pi­tal Copa D´Or. 

Em nota, a asses­so­ria de impren­sa do hos­pi­tal infor­mou que o artista esta­va inter­na­do em razão de uma infecção res­pi­ratória, que evoluiu com com­pli­cações renais. “Nos últi­mos dias, esta­va sob cuida­dos palia­tivos. O hos­pi­tal se sol­i­dariza com a família, ami­gos e fãs por essa irreparáv­el per­da para a cul­tura brasileira”, diz o doc­u­men­to.

Jaguar começou a car­reira, no ano de 1952, quan­do tra­bal­ha­va no Ban­co do Brasil. Na ocasião, ele con­seguiu pub­licar um desen­ho na col­u­na de humor Penúl­ti­ma Hora no jor­nal Últi­ma Hora (RJ). Depois pas­sou a pub­licar charges seus tra­bal­hos na pági­na de humor da revista Manchete (RJ). O pseudôn­i­mo, com o qual ficou famoso, foi uma sug­estão de Bor­ja­lo.

Durante a ditadu­ra, lançou um de seus per­son­agens mais con­heci­dos, o rat­in­ho Sig, que foi mas­cote do jor­nal O Pasquim, do qual Jaguar foi um dos fun­dadores. O artista foi pre­so uma vez e enfren­tou proces­sos no perío­do.

 

São Paulo- 24/08/2025 - Morre o cartunistas, Jaguar, de batismo Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe. Foto ABI
Repro­dução: Charge do car­tunistas, Jaguar, de batismo Sér­gio de Mag­a­l­hães Gomes Jaguaribe. Foto ABI — Foto ABI

Con­fi­ra a nota do hos­pi­tal sobre a morte de Jaguar:

“O Hos­pi­tal Copa D’Or infor­ma, com pesar, o falec­i­men­to do Sr. Sér­gio de Mag­a­l­hães Jaguaribe, con­heci­do como Jaguar, aos 93 anos, na tarde deste domin­go. O paciente se encon­tra­va inter­na­do em razão de uma infecção res­pi­ratória, que evoluiu com com­pli­cações renais. Nos últi­mos dias, esta­va sob cuida­dos palia­tivos. O hos­pi­tal se sol­i­dariza com a família, ami­gos e fãs por essa irreparáv­el per­da para a cul­tura brasileira”.

 

São Paulo- 24/08/2025 - Morre o cartunistas, Jaguar, de batismo Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe. Foto ABI
Repro­dução: Charge do car­tunistas, Jaguar, de batismo Sér­gio de Mag­a­l­hães Gomes Jaguaribe. Foto ABI — Foto ABI

Homenagens

Nas redes soci­ais, artis­tas cole­gas de Jaguar fiz­er­am hom­e­na­gens e lamen­taram a morte do car­tunista. O char­gista Arnal­do Angeli Fil­ho escreveu que Jaguar foi o “maior” e é mere­ce­dor de todas as reverên­cias pela arte que deixou.

“Dono do traço mais rebelde do car­tum brasileiro. Seguimos aqui com sua bênção”, disse.

A car­tunista Laerte Coutin­ho, em postagem no X, referiu-se ao ído­lo como “mestre queri­do”. Out­ro car­tunista, Allan Sieber lem­brou que, quan­do mudou para o Rio de Janeiro, Jaguar chegou a edi­tar o livro dele “Assim raste­ja a humanidade”.

O char­gista Genil­do Ronchi desta­cou, tam­bém em postagem nas redes, que o mun­do con­hece a importân­cia do lega­do do Jaguar. Chico Caru­so, em entre­vista à TV Globo, con­sider­ou que a morte do artista é uma per­da irreparáv­el para o humor e para o Brasil.

*Matéria ampli­a­da às 17h36 para acres­cen­tar man­i­fes­tações de artis­tas sobre a morte de Jaguar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Em voto, Fux diz que ação deveria ter tramitado na primeira instância

Segundo ele, nenhum dos réus tem foro por prerrogativa de função Felipe Pontes e Paula …