...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Queiroga pede que população evite aglomerações durante Semana Santa

Queiroga pede que população evite aglomerações durante Semana Santa

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante coletiva, após reunião do Comitê de Coordenação Nacional de Enfrentamento da Pandemia de Covid-19
© Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil (Repro­dução)

Ministro da Saúde participou de audiência pública na Câmara


Pub­li­ca­do em 31/03/2021 — 20:18 Por Heloisa Cristal­do – Repórter da Agên­cia Brasil* — Brasília

O min­istro da Saúde, Marce­lo Queiroga, fez um ape­lo nes­ta quar­ta-feira (31) para que a pop­u­lação evite aglom­er­ações, use más­caras e man­ten­ha o dis­tan­ci­a­men­to social para evi­tar o aumen­to dos casos de covid-19 durante o feri­ado da Sem­ana San­ta.

“Não há o que comem­o­rar com a nos­sa sociedade tão frag­iliza­da. [Vamos] usar as más­caras. Vamos começar, des­de já, a ado­tar essas medi­das san­itárias que são tão impor­tantes quan­to a vaci­na e as ações de assistên­cia à saúde”, disse o min­istro, durante audiên­cia públi­ca vir­tu­al das comis­sões de Seguri­dade Social e Família, e de Dire­itos Humanos e Mino­rias da Câmara dos Dep­uta­dos.

O min­istro reit­er­ou o que afir­mou aos senadores na segun­da-feira (29) sobre a neces­si­dade de aumen­tar o rit­mo da vaci­nação no país. Segun­do Queiroga, o Brasil tem mais de 562 mil­hões dos­es de vaci­nas covid-19 con­tratadas para 2021. Entre­tan­to, parte dess­es imu­nizantes está pre­vis­to para chegar ao país nos próx­i­mos meses.

“Nós temos que artic­u­lar com a Orga­ni­za­ção Mundi­al de Saúde e com a Opas [Orga­ni­za­ção Pan-Amer­i­cana da Saúde] e temos feito isso. Em relação ao [Con­sór­cio] Cov­ax Facil­i­ty, o acor­do que o Brasil fez foi de cober­tu­ra vaci­nal de 10% da pop­u­lação, é pos­sív­el avançar para 20%”, afir­mou o min­istro. “Vamos bus­car que o Cov­ax Facil­i­ty antecipe dos­es para cobrir essa primeira parte”.

Até o momen­to, segun­do Queiroga, os esta­dos rece­ber­am cer­ca de 35 mil­hões de dos­es, das quais 13 mil­hões foram apli­cadas. “Até sába­do, nós vamos entre­gar mais 11 mil­hões de dos­es”, disse o min­istro, que espera cumprir a meta de 1 mil­hão de dos­es apli­cadas por dia em abril.

O min­istro voltou a afir­mar que a pas­ta não pre­tende ado­tar um lock­down nacional como uma respos­ta para con­ter a dis­sem­i­nação do vírus.

“O Min­istério da Saúde vai tra­bal­har forte­mente para que não seja necessário o lock­down, mes­mo assim, os nos­sos pro­to­co­los, não só em relação à con­du­ta médi­ca pro­pri­a­mente dita, mas em relações a out­ras questões [como] mobil­i­dade urbana, trans­portes públi­cos, em parce­ria com out­ros min­istérios, nós vamos dis­cu­tir”, disse.

*Com infor­mações da Agên­cia Câmara

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d