...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Economia / Receita paga restituições do quinto e último lote do IR 2022

Receita paga restituições do quinto e último lote do IR 2022

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Total depositado é de R$ 1,9 bilhão para 1,22 milhão de contribuintes


Pub­li­ca­do em 30/09/2022 — 06:32 Por Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

A Recei­ta Fed­er­al paga nes­ta sex­ta-feira (30) as resti­tu­ições do quin­to e últi­mo lote do Impos­to de Ren­da Pes­soa Físi­ca (IRPF) 2022. O lote tam­bém con­tem­plará resti­tu­ições de anos ante­ri­ores.

Ao todo, 1.220.501 con­tribuintes rece­berão R$ 1,9 bil­hão. Desse total, 1.159.183 são con­tribuintes não pri­or­itários que entre­garam declar­ações neste ano ou reti­ficaram declar­ações de exer­cí­cios ante­ri­ores.

O restante tem pri­or­i­dade legal, sendo 5.201 idosos aci­ma de 80 anos; 36.492 entre 60 e 79 anos; 4.247 con­tribuintes com algu­ma defi­ciên­cia físi­ca, men­tal ou doença grave e 15.378 cuja maior fonte de ren­da seja o mag­istério.

A resti­tu­ição será paga dire­ta­mente na con­ta bancária infor­ma­da na Declar­ação de Impos­to de Ren­da, de for­ma dire­ta ou por indi­cação de chave Pix. Caso o con­tribuinte ten­ha entre­ga­do a declar­ação neste ano e não rece­ba a resti­tu­ição, dev­erá ver­i­ficar se entrou na mal­ha fina. Segun­do a Recei­ta Fed­er­al, 1,03 mil­hão de con­tribuintes tiver­am a declar­ação reti­da neste ano.

Ini­cial­mente pre­vista para ter­mi­nar em 29 de abril, o pra­zo de entre­ga da Declar­ação de Impos­to de Ren­da Pes­soa Físi­ca foi adi­a­do para 31 de maio a fim de diminuir os efeitos da pan­demia de covid-19 que pudessem prej­u­dicar o envio, como atra­so na obtenção de com­pro­vantes. Ape­sar do adi­a­men­to, o cal­endário orig­i­nal de resti­tu­ição foi man­ti­do, com cin­co lotes pagos entre maio e setem­bro, sem­pre no últi­mo dia útil de cada mês.

Como consultar

A con­sul­ta pode ser fei­ta na pági­na da Recei­ta Fed­er­al da inter­net. Bas­ta o con­tribuinte clicar no cam­po “Meu Impos­to de Ren­da” e, em segui­da, “Con­sul­tar Resti­tu­ição”. A con­sul­ta tam­bém pode ser fei­ta no aplica­ti­vo Meu Impos­to de Ren­da, disponív­el para os smart­phones dos sis­temas Android e iOS.

Quem não está na lista ou caiu na mal­ha fina pode con­sul­tar o extra­to da declar­ação para ver­i­ficar even­tu­ais pendên­cias. Nesse caso, o con­tribuinte dev­erá entrar na pági­na do Cen­tro Vir­tu­al de Atendi­men­to da Recei­ta (e‑CAC)  e ver­i­ficar se há incon­sistên­cia de dados. Nes­sa hipótese, o con­tribuinte pode avaliar as incon­sistên­cias e faz­er a autor­reg­u­lar­iza­ção, medi­ante entre­ga de declar­ação reti­fi­cado­ra.

A resti­tu­ição fica disponív­el no ban­co durante um ano. Caso o val­or não seja cred­i­ta­do, o con­tribuinte poderá con­tac­tar pes­soal­mente qual­quer agên­cia do Ban­co do Brasil ou lig­ar para a Cen­tral de Atendi­men­to da Recei­ta pelo tele­fone 4004–0001 (cap­i­tais), 0800–729-0001 (demais local­i­dades) e 0800–729-0088 (tele­fone espe­cial exclu­si­vo para defi­cientes audi­tivos) para agen­dar o crédi­to em con­ta cor­rente ou poupança, em seu nome, em qual­quer ban­co.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d