...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Política / Presidente Bolsonaro indica Aras para novo mandato na PGR

Presidente Bolsonaro indica Aras para novo mandato na PGR

Representante do Ministério Público, Augusto Aras durante sessão plenária do TSE. Brasília-DF, 02/04/2019 Foto: Roberto Jayme/ Ascom /TSE
Repro­dução: © Rober­to Jayme/TSE

Procurador-geral terá que ser aprovado pelo Senado


Pub­li­ca­do em 20/07/2021 — 16:52 Por Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O pres­i­dente Jair Bol­sonaro anun­ciou nes­ta terça-feira (20) que indi­cou o atu­al procu­rador-ger­al da Repúbli­ca, Augus­to Aras, para um novo manda­to de dois anos à frente do órgão. Indi­ca­do pelo próprio Bol­sonaro em 2019, Aras ter­mi­nará o manda­to em setem­bro. 

Em comu­ni­ca­do ofi­cial, Augus­to Aras disse se sen­tir hon­ra­do com a recon­dução pelo pres­i­dente. “Hon­ra­do com a recon­dução para o car­go de procu­rador-ger­al da Repúbli­ca, reafir­mo meu com­pro­mis­so de bem e fiel­mente cumprir a Con­sti­tu­ição e as Leis do País”.

Aras ain­da pre­cisa ser nova­mente sabati­na­do pela Comis­são de Con­sti­tu­ição e Justiça (CCJ) do Sena­do e, se aprova­do, a recon­dução ain­da dev­erá ser vota­da pelo plenário, por maio­r­ia sim­ples. Se con­fir­ma­do para um novo manda­to, ele ficará no car­go até 2023.

Com a indi­cação de Aras, Bol­sonaro deixou de lado a lista trí­plice apre­sen­ta­da por rep­re­sen­tantes do Min­istério Públi­co Fed­er­al (MPF) em eleição inter­na. Os indi­ca­dos eram os sub­procu­radores Luiza Frischeisen, Mario Bon­saglia e Nico­lao Dino. A lista do MPF não tem força legal e não pre­cisa ser segui­da pelo pres­i­dente da Repúbli­ca na indi­cação, mas era uma práti­ca que vin­ha sendo ado­ta­da pelos ante­ces­sores de Bol­sonaro.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Médico de Bolsonaro confirma traumatismo craniano leve

Ex-presidente passou por exames após cair em cela na PF Pedro Rafael Vilela — Repórter …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d