...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Noticias / INSS atende ribeirinhos do Pará a partir de segunda-feira

INSS atende ribeirinhos do Pará a partir de segunda-feira

2120fa62-85d6-458d-909c-975be6aeea62

Repro­dução: © Divulgação/governo fed­era

PREVBarco vai levar serviços a regiões onde não há agências fixas


Pub­li­ca­do em 12/08/2021 — 10:30 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Na próx­i­ma segun­da-feira (16), o Insti­tu­to Nacional do Seguro Social (INSS) ini­cia atendi­men­to a comu­nidades ribeir­in­has do Pará em duas embar­cações do PRE­VBar­co, em regiões onde não há agên­cias fixas.

O ciclo de atendi­men­tos começa no oeste do esta­do, em Flex­al. Nes­ta comu­nidade, a agên­cia flu­tu­ante atende por dois dias e, na quin­ta-feira (19), estará no municí­pio de Curuá, onde per­manece por dois dias tam­bém. No próx­i­mo des­ti­no, em Óbidos, a embar­cação cumpre uma agen­da mais lon­ga de atendi­men­to, de 23 a 31 de agos­to.

Na região do Mara­jó, a prestação de serviços prev­i­den­ciários começa na quar­ta-feira (18), pelo municí­pio de Bujaru, onde ocorre atendi­men­to até o dia 20 de agos­to. Logo depois, o PRE­VBar­co chega a Limoeiro do Aju­ru, onde cumpre agen­da de 23 a 27 de agos­to, durante a sem­ana inteira. E, por fim, já viran­do o mês, a embar­cação atende em Muaná, entre os dias 30 de agos­to a 3 de setem­bro.

Agências flutuantes

O INSS acres­cen­ta que, no Pará, dev­i­do ao taman­ho do esta­do e às difer­enças geográ­fi­cas dos rios, duas embar­cações farão os cic­los de viagem em atendi­men­to às comu­nidades ribeir­in­has. O pro­je­to começou em 1997 e se esten­deu para os esta­dos do Ama­zonas (com duas embar­cações) e de Rondô­nia (com mais um bar­co), total­izan­do cin­co agên­cias móveis flu­tu­antes no Brasil.

As embar­cações têm estru­tu­ra com­ple­ta de atendi­men­to, o que pos­si­bili­ta que os segu­ra­dos rece­bam os mes­mos serviços de uma agên­cia fixa do INSS. Além dos de atendi­men­to, há sala para perí­cias médi­cas.

Segun­do o insti­tu­to, as embar­cações cumprem os req­ui­si­tos de aces­si­bil­i­dade para segu­ra­dos e ben­efi­ciários com defi­ciên­cia ou mobil­i­dade reduzi­da.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d