...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Saúde / População adulta deve estar 100% vacinada até outubro, diz Queiroga

População adulta deve estar 100% vacinada até outubro, diz Queiroga

Repro­dução:  © Val­ter Campanato/Agência Brasil

Adultos brasileiros deverão estar imunizados com 1ª dose até setembro


Pub­li­ca­do em 19/08/2021 — 18:59 Por Agên­cia Brasil — Brasília
Atu­al­iza­do em 19/08/2021 — 19:50

O min­istro da Saúde, Marce­lo Queiroga, afir­mou hoje (19) que o gov­er­no fed­er­al espera com­ple­tar o ciclo vaci­nal de toda a pop­u­lação adul­ta do Brasil até o final de out­ubro.

A pre­visão acon­tece em decor­rên­cia da acel­er­ação do Pro­gra­ma Nacional de Imu­niza­ção (PNI) e da entre­ga ante­ci­pa­da de dos­es pelos insti­tu­tos nacionais e por lab­o­ratórios inter­na­cionais. Queiroga afir­mou que o gov­er­no “está tran­qui­lo” em relação aos pra­zos e expec­ta­ti­vas divul­ga­dos, e que as remes­sas de imu­nizantes con­tin­uarão em fluxo con­stante para os esta­dos.

“Isso é fru­to da estraté­gia de uti­lizar for­mas diver­si­fi­cadas para entre­ga das vaci­nas. Além de acor­dos de trans­fer­ên­cia de tec­nolo­gia, as encomen­das a far­ma­cêu­ti­cas inter­na­cionais. Isso faz com que ten­hamos mais de 68 mil­hões de dos­es para serem dis­tribuí­das neste mês de agos­to”, rela­tou.

Medidas em vigor

Segun­do esclare­ceu Queiroga, não há qual­quer mudança nas medi­das san­itárias em vig­or. O min­istro afir­mou que, à medi­da que a vaci­nação avança e as taxas de con­tá­gio e mor­tal­i­dade caem, é pos­sív­el flex­i­bi­lizar os pro­to­co­los em vig­or.

O min­istro frisou, ain­da, a importân­cia de se com­ple­tar o esque­ma vaci­nal com a segun­da dose. “A imu­niza­ção só está com­ple­ta após a segun­da dose”, relem­brou.

Atrasos

A logís­ti­ca de dis­tribuição de dos­es entre esta­dos e municí­pios após as entre­gas feitas do gov­er­no fed­er­al — além da dis­tribuição pro­por­cional de dos­es em relação aos gru­pos pri­or­itários de cada região — são os prin­ci­pais motivos pelos quais há atra­sos nas entre­gas de vaci­na, expli­cou Queiroga.

“Hoje, a dis­tribuição é fei­ta pelo critério de faixa etária. Esta­mos procu­ran­do cor­ri­gir essas peque­nas dis­torções entre os esta­dos para que a cam­pan­ha con­tin­ue de maneira homogênea”, esclare­ceu o min­istro.

O min­istro reforçou a importân­cia das ori­en­tações do PNI para os municí­pios, que têm alter­ado a lóg­i­ca de dis­tribuição de dos­es esta­b­ele­ci­da pela esfera fed­er­al. “Isso acar­reta em difi­cul­dades para ofer­e­cer as dos­es da for­ma que foi pro­gra­ma­da”, infor­mou.

Assista na íntegra:

Veja tam­bém:

Covid-19: governo antecipa para agosto entrega de 3,9 milhões de doses

O Min­istério da Saúde infor­mou hoje (19) que con­seguiu ante­ci­par a chega­da de mais 3,9 mil­hões de dos­es, para o mês de agos­to, de vaci­nas con­tra a covid-19. Com a nova pre­visão de entre­gas, o mês deve fechar com 68,8 mil­hões de dos­es disponi­bi­lizadas para a pop­u­lação.
» Leia mais

DF antecipa segunda dose da vacina AstraZeneca a partir de hoje

O Dis­tri­to Fed­er­al começou hoje (19) a ante­ci­par a apli­cação da segun­da dose da vaci­na da Oxford/AstraZeneca con­tra a covid-19. Podem procu­rar os pos­tos de vaci­nação as pes­soas com pre­visão de retorno até o dia 31 de agos­to.
» Leia mais

Butantan recebe matéria-prima para 7 milhões de doses da CoronaVac

Um lote de 4 mil litros de Insumo Far­ma­cêu­ti­co Ati­vo (IFA) chegou na noite dessa quar­ta-feira (18) a São Paulo. A matéria-pri­ma vai via­bi­lizar a pro­dução de 7 mil­hões de dos­es da vaci­na con­tra a covid-19, a Coro­n­aVac, des­ti­nadas ao Pro­gra­ma Nacional de Imu­niza­ções (PNI).
» Leia mais

*Matéria em atu­al­iza­ção.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d