...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Correios estão prontos para a Black Friday, diz presidente da estatal

Correios estão prontos para a Black Friday, diz presidente da estatal

Repro­dução: © 27 13:18:13

Estatal tem investido para absorver pico da demanda


Pub­li­ca­do em 26/11/2021 — 07:33 Por Agên­cia Brasil — Brasília

O pres­i­dente dos Cor­reios, Flo­ri­ano Peixo­to, disse que a estatal estão pron­tos para aten­der a deman­da de encomen­das resul­tante da Black Fri­day, que ocorre nes­ta sex­ta-feira (26). Peixo­to desta­cou a capi­lar­i­dade da estatal, bem como sua condição de maior oper­ador logís­ti­co do comér­cio eletrôni­co do País.

“A Black Fri­day tem sido, nos últi­mos anos, uma exper­iên­cia exi­tosa na empre­sa”, disse. “Os Cor­reios estão se preparan­do há meses para esta data. Nos­so obje­ti­vo é repe­tir a boa per­for­mance dos últi­mos anos com o acrésci­mo da exper­iên­cia que tive­mos. A cada ano, bate­mos novos recordes”.

Segun­do a asses­so­ria da estatal, os Cor­reios têm investi­do cada vez mais no aumen­to da qual­i­dade opera­cional e capaci­dade logís­ti­ca, para absorv­er o pico da deman­da pre­vis­to para as datas pro­mo­cionais de fim de ano sem ampli­ar o pra­zo das entre­gas, inclu­sive para aten­der às expec­ta­ti­vas de cresci­men­to do comér­cio eletrôni­co nesse perío­do. A estatal tam­bém ofer­ece soluções for­matadas espe­cial­mente para o comér­cio eletrôni­co.

“Os Cor­reios têm a lid­er­ança da logís­ti­ca do e‑commerce no Brasil e estão sem­pre apri­moran­do os seus serviços. É isso que garan­ti­mos para a Black Fri­day 2021: esta­mos pron­tos e com a atenção ple­na­mente volta­da para entre­gar a mel­hor exper­iên­cia aos clientes”, disse o dire­tor de Negó­cios dos Cor­reios, Alex do Nasci­men­to. “Nos­so obje­ti­vo é prestar os mel­hores serviços às empre­sas e ofer­e­cer a mel­hor exper­iên­cia a vende­dores e com­pradores”.

Entre os inves­ti­men­tos hou­ve a ren­o­vação da fro­ta da empre­sa e uma mod­ern­iza­ção da oper­ação. “Esta­mos real­izan­do uma nova onda de automação de proces­sos na empre­sa. Vamos autom­a­ti­zar mais nove cen­tros de trata­men­to e esta­mos com­pran­do máquinas muito mais mod­er­nas, inclu­sive especí­fi­cas para aten­der os cen­tros de trata­men­to inter­na­cionais”, disse o dire­tor de Oper­ações da empre­sa, Car­los Hen­rique de Luca Ribeiro.

O aumen­to da capaci­dade da car­ga aérea para chegar mais rap­i­da­mente nas regiões Norte e Nordeste tam­bém é uma das apos­tas da empre­sa. “Ser­e­mos o úni­co oper­ador logís­ti­co do Brasil a ofer­e­cer pra­zo expres­so para a maio­r­ia dos esta­dos do Norte e Nordeste”, disse o dire­tor de Oper­ações.

Cuidados nas compras

A Sec­re­taria Nacional do Con­sum­i­dor (Sena­con), órgão do Min­istério da Justiça e Segu­rança Públi­ca (MJSP), e a Fun­dação Pro­con SP  fiz­er­am ações para ori­en­tar os con­sum­i­dores a terem cuida­dos ao realizarem suas com­pras durante a Black Fri­day e não caírem em golpes.

Sena­con elaborou uma lista de ori­en­tações para serem ado­tadas nas com­pras dig­i­tais durante o perío­do de pro­moções. Entre as ori­en­tações estão con­hecer a rep­utação da loja, guardar os reg­istros de com­pras e pesquis­ar se o site tem conexões seguras para pro­teção de seus dados.

Já a Fun­dação Pro­con SP recomen­da que, antes de realizar a com­pra, o con­sum­i­dor con­sulte pre­vi­a­mente a lista de sites não recomen­da­dos pelo Pro­con-SP, que pode ser aces­sa­da aqui.  Out­ras dicas são evi­tar as com­pras por impul­so; con­sul­tar o orça­men­to e avaliar se a com­pra não irá com­pro­metê-lo.

Expectativa

Ape­sar dos anún­cios de pro­moções em lojas físi­cas e vir­tu­ais, a expec­ta­ti­va de algu­mas enti­dades é que a Black Fri­day deste ano seja mais fra­ca para os com­er­ciantes do a de 2020. Mas há enti­dades que esper­am um aumen­to nas ven­das.

Uma pesquisa da Asso­ci­ação Brasileira de Lojis­tas de Shop­ping (Alshop), fei­ta em todo o país, mostrou que 62,5% dos 1,2 mil asso­ci­a­dos farão pro­moções em seus pon­tos de ven­da durante a Black Fri­day (sex­ta-feira pre­ta), no fim de novem­bro, enquan­to 18,8% dos lojis­tas gostari­am de par­tic­i­par da data, porém, não con­seguirão dev­i­do ao aumen­to de cus­tos que pres­sion­am os preços e as mar­gens de ven­da.   A Alshop espera um cresci­men­to de 5% em relação a 2020.

Já a Con­fed­er­ação Nacional do Comér­cio de Bens, Serviços e Tur­is­mo (CNC) e a Insti­tu­to Brasileiro de Exec­u­tivos de Vare­jo e Mer­ca­do de Con­sumo (Ibevar) pre­veem uma que­da nas ven­das em com­para­ção com a mes­ma data no ano pas­sa­do.

A CNC acred­i­ta que deve haver um recuo de 6,5% , enquan­to a Ibevar avalia que  ape­nas cin­co em 28 cat­e­go­rias de pro­du­tos devem ter cresci­men­to na intenção de com­pra do con­sum­i­dor, em relação a 2020: jogos eletrôni­cos – Nin­ten­do Switch (25,7%), bici­cle­tas (18,1%), fones de ouvi­dos (20%), con­soles de vídeo-game (0,8%) e calça­dos (0,5%).

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d