...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias do Mundo / Presidente diz que relação entre Brasil e Rússia pode crescer

Presidente diz que relação entre Brasil e Rússia pode crescer

Repro­dução: © Ofi­cial Kremlin/PR

Na agenda de hoje, presidente terá encontro com empresários russos


Pub­li­ca­do em 16/02/2022 — 09:55 Por Mari­eta Cazarre — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília
Atu­al­iza­do em 16/02/2022 — 10:30

O pres­i­dente Jair Bol­sonaro, que está na Rús­sia, está reunião com o man­datário do país, Vladimir Putin. O encon­tro acon­tece hoje (16), no Palá­cio do Krem­lin, sede do gov­er­no rus­so.

Antes da reunião bilat­er­al, ape­nas com a pre­sença de intér­pretes, os dois fiz­er­am uma declar­ação à impren­sa. Putin afir­mou que o Brasil é o prin­ci­pal par­ceiro rus­so na Améri­ca Lati­na e Bol­sonaro disse que o país está dis­pos­to a colab­o­rar em várias áreas, como defe­sa, petróleo, gás e agri­cul­tura.

O pres­i­dente do Brasil disse acred­i­tar que os dois país­es podem crescer muito com sua relação bilat­er­al e agrade­ceu o indul­to dado ao brasileiro que esta­va pre­so na Rús­sia até o ano pas­sa­do.

Veja a declaração, transmitida pela TV Brasil:

Soltado Desconhecido

Antes da reunião com Putin, Bol­sonaro par­ticipou de uma cer­imô­nia de aposição flo­ral no Túmu­lo do Sol­da­do Descon­heci­do, pon­to históri­co da cap­i­tal rus­sa. O even­to ocor­reu às 9h da man­hã de hoje em Moscou (3h da man­hã no horário de Brasília). O pres­i­dente do Brasil acom­pan­hou mil­itares rus­sos, que car­regavam uma coroa de flo­res com o desen­ho da ban­deira brasileira, em uma hom­e­nagem a sol­da­dos e com­bat­entes que prestaram serviços fora de sua ter­ra natal. A solenidade con­tou com uma mar­cha da Guar­da de Hon­ra rus­sa e um min­u­to de silên­cio em hom­e­na­gens a sol­da­dos mor­tos em oper­ações mil­itares. A cer­imô­nia faz parte do pro­to­co­lo de vis­i­tas de chefes de Esta­do a out­ros país­es.

Após a colo­cação da coroa de flo­res em uma espé­cie de pedestal, o Hino Nacional brasileiro foi exe­cu­ta­do, na pre­sença de Bol­sonaro. No final do even­to, todas as autori­dades pre­sentes se posi­cionaram para uma foto. Os min­istros Car­los Alber­to França (Relações Exte­ri­ores), gen­er­al Wal­ter Bra­ga Net­to (Defe­sa), gen­er­al Luiz Eduar­do Ramos (Secretária-Ger­al da Presidên­cia da República)e gen­er­al Augus­to Heleno (Min­istro do Gabi­nete de Segu­rança Insti­tu­cional), acom­pan­haram Bol­sonaro.

Agenda

Após reunião com o pres­i­dente rus­so, o pres­i­dente brasileiro se encon­trará, ain­da na tarde de hoje, com o pres­i­dente da Duma do Esta­do (par­la­men­to rus­so), o dep­uta­do Vyach­eslav Volodin.

Às 17h45 (horário local), Bol­sonaro par­tic­i­pará do Encon­tro Empre­sar­i­al Brasil-Rús­sia, com pre­sença de empresários dos dois país­es. O min­istro de Minas e Ener­gia, Ben­to Albu­querque, acom­pan­hará o pres­i­dente. Entre os prin­ci­pais assun­tos a serem trata­dos na viagem está a com­pra de fer­til­izantes rus­sos por parte do Brasil.

Relações Exteriores

O min­istro das Relações Exte­ri­ores, Car­los Alber­to França, falou sobre a visi­ta. “A importân­cia desse entendi­men­to bilat­er­al é de que deve­mos ter uma coop­er­ação facil­i­ta­da em tec­nolo­gia de pon­ta e áreas sen­síveis. Trata­mos de temas da con­jun­tu­ra inter­na­cional, sobre­tu­do em nos­sas regiões e tam­bém abor­damos questões afe­tas ao Con­sel­ho de Segu­rança das Nações Unidas. A Rús­sia é para o Brasil uma refer­ên­cia mundi­al em desen­volvi­men­to tec­nológi­co, sobre­tu­do no âmbito de sua indús­tria de defe­sa”, afir­mou.

Os dois país­es esta­b­ele­ce­r­am relações diplomáti­cas em 1828 e a Rús­sia é, atual­mente, um dos 15 maiores par­ceiros com­er­ci­ais do Brasil.

Títu­lo e matéria alter­ados às 10h30 para esclare­cer infor­mação: a declar­ação dos pres­i­dentes foi fei­ta antes da reunião bilat­er­al, não depois.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Reunião da OEA sobre Venezuela expõe divisão política no continente

Países alinhados aos EUA defenderam ataque a Caracas Rafael Car­doso — Repórter da Agên­cia Brasil …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d