...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Ministério da Justiça monta força-tarefa contra violência nas escolas

Ministério da Justiça monta força-tarefa contra violência nas escolas

Repro­dução: © Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Parceria com os estados vai ampliar atuação em ações preventivas


Pub­li­ca­do em 06/04/2023 — 21:43 Por Pedro Lac­er­da — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O Min­istério da Justiça e Segu­rança Públi­ca (MJSP) começou, nes­ta quin­ta-feira (6), a Oper­ação Esco­la Segu­ra, com o obje­ti­vo de realizar ações pre­ven­ti­vas e repres­si­vas con­tra ataques nas esco­las de todo o país.  A oper­ação con­ta com a par­tic­i­pação das del­e­ga­cias con­tra crimes cibernéti­cos das prin­ci­pais regiões brasileiras, que atu­arão de for­ma alin­ha­da com as estraté­gias da pas­ta.

De acor­do com o secretário Nacional de Segu­rança Públi­ca, Tadeu Alen­car, a inte­gração entre as forças de segu­rança estad­u­ais e o MJSP será fun­da­men­tal para enfrentar essa onda de crim­i­nal­i­dade no ambi­ente esco­lar. “Numa questão como essa, que comove o país, nós temos que dar as mãos, jun­tar esforços, temos que reunir uma ener­gia muito grande porque vem a indig­nação, vem a comoção, mas vem a nos­sa respon­s­abil­i­dade de faz­er esse enfrenta­men­to”, afir­mou Alen­car.

As autori­dades da área de segu­rança públi­ca reforçam a neces­si­dade de ampli­ação do diál­o­go com as platafor­mas respon­sáveis pelas redes soci­ais em atu­ação no Brasil. De acor­do com del­e­ga­dos pre­sentes no lança­men­to da Oper­ação Esco­la Segu­ra, a coop­er­ação entre todos os atores envolvi­dos será fun­da­men­tal para pre­venir e rea­gir aos casos de vio­lên­cia nas esco­las, bem como para iden­ti­ficar pes­soas que incen­tivem ataques.

Na próx­i­ma segun­da-feira (10), está pre­vista uma reunião com rep­re­sen­tantes das redes soci­ais para alin­har um pro­to­co­lo de ação. Segun­do espe­cial­is­tas em segu­rança públi­ca, muitos jovens são recru­ta­dos por essas redes, que se tornou uma espé­cie de “vit­rine” para gru­pos extrem­is­tas que impul­sion­am dis­cur­so de ódio.

Out­ro pon­to impor­tante é o papel da mídia na divul­gação destes tipos de casos. Segun­do o MJSP, as recomen­dações vão no sen­ti­do de não divul­gar os nomes dos autores, nem quais­quer tipos de ima­gens, vídeos ou sím­bo­los que os iden­ti­fiquem, sob nen­hu­ma hipótese. Essa medi­da previne o chama­do “efeito con­tá­gio”, que pode des­en­cadear out­ros ataques ou even­tos semel­hantes em um cur­to perío­do e em uma área geográ­fi­ca próx­i­ma.

Edital

Den­tro do pacote de ações do Min­istério da Justiça para o com­bate à vio­lên­cia, a pas­ta deve inve­stir R$ 150 mil­hões no apoio às ron­das esco­lares ou ações sim­i­lares. A medi­da, autor­iza­da pelo pres­i­dente da Repúbli­ca, Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, será fei­ta por meio de um edi­tal, a ser divul­ga­do já na próx­i­ma sem­ana. Os recur­sos sairão do Fun­do Nacional de Segu­rança Públi­ca (FNSP) e serão ofer­ta­dos aos esta­dos e municí­pios, que detém a com­petên­cia con­sti­tu­cional para faz­er o patrul­hamen­to osten­si­vo.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d