...
domingo ,28 abril 2024
Home / Noticias / Dino diz que Bahia apresenta cenário desafiador em segurança pública

Dino diz que Bahia apresenta cenário desafiador em segurança pública

Repro­du­ção: © Pau­lo Pinto/Agência Bra­sil

Operação policial já contabiliza ao menos nove mortes em Salvador


Publi­ca­do em 24/09/2023 — 15:34 Por Dani­el Mel­lo — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — São Pau­lo

ouvir:

O minis­tro da Jus­ti­ça e Segu­ran­ça Públi­ca (MJSP), Flá­vio Dino, dis­se nes­te domin­go (24) que a situ­a­ção na Bahia “é um dos mai­o­res desa­fi­os da segu­ran­ça públi­ca no Bra­sil”. Segun­do o minis­tro, o gover­no fede­ral segue em diá­lo­go com o gover­no esta­du­al para ten­tar esta­bi­li­zar a situ­a­ção no esta­do.

“Nós temos con­ver­sa­do com o gover­na­dor [Jerô­ni­mo Rodri­gues], com o secre­tá­rio de segu­ran­ça [Mar­ce­lo Wer­ner], para que haja um aper­fei­ço­a­men­to, um apri­mo­ra­men­to des­sas ações. É um qua­dro mui­to desa­fi­a­dor, mui­to difí­cil. O que nós, do gover­no fede­ral, fize­mos nes­te momen­to, foi for­ta­le­cer a pre­sen­ça da Polí­cia Fede­ral para apoi­ar essas ações. Sobre­tu­do, visan­do a paci­fi­ca­ção. Infe­liz­men­te as orga­ni­za­ções cri­mi­no­sas se for­ta­le­ce­ram mui­to nos últi­mos anos, aumen­ta­ram o aces­so às armas em todo o Bra­sil, por con­ta de uma polí­ti­ca erra­da que havia no nos­so país”, dis­se após par­ti­ci­par de home­na­gem ao padre Júlio Lan­cel­lot­ti, na capi­tal pau­lis­ta.

Violência

Após a mor­te de um poli­ci­al fede­ral no dia 15 de setem­bro, foi defla­gra­da na Bahia uma ope­ra­ção poli­ci­al que já con­ta­bi­li­za ao menos nove mor­tes em situ­a­ções apre­sen­ta­das como con­fron­to. O poli­ci­al par­ti­ci­pa­va da Ope­ra­ção Fau­da, con­du­zi­da pela For­ça Inte­gra­da de Com­ba­te ao Cri­me Orga­ni­za­do (Fic­co) da Polí­cia Fede­ral (PF) e da Secre­ta­ria da Segu­ran­ça Públi­ca da Bahia (SSP-BA) con­tra uma orga­ni­za­ção cri­mi­no­sa envol­vi­da com trá­fi­co de dro­gas e armas, homi­cí­di­os e rou­bos.

Em agos­to, a líder qui­lom­bo­la e ialo­ri­xá Mãe Ber­na­de­te, de 72 anos de ida­de, foi assas­si­na­da, no Qui­lom­bo Pitan­ga dos Pal­ma­res, no muni­cí­pio de Simões Filho, região metro­po­li­ta­na de Sal­va­dor (BA). Além da inves­ti­ga­ção pelas auto­ri­da­des locais, a Polí­cia Fede­ral tam­bém abriu um inqué­ri­to sobre o caso. Três homens foram pre­sos por sus­pei­ta de par­ti­ci­pa­ção no cri­me.

Dino dis­se que no momen­to o gover­no fede­ral está apoi­an­do as ações que aju­dem a solu­ci­o­nar os casos de homi­cí­dio, como for­ma de ten­tar con­ter a vio­lên­cia no esta­do. “O mais impor­tan­te nes­te ins­tan­te, sem dúvi­da, não é pro­pri­a­men­te a rea­li­za­ção de jul­ga­men­tos, são boas inves­ti­ga­ções, boas ações, para que a gen­te con­si­ga ter uma situ­a­ção está­vel pelo menos na Bahia. Hoje, sem dúvi­da é um dos mai­o­res desa­fi­os da segu­ran­ça públi­ca no Bra­sil”, res­sal­tou.

Edi­ção: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília (DF) 23/04/2024 – Indígena de várias etnias que participam do Acampamento Terra Livre 2024 marcham na Esplanada dos Ministérios com o eslogam #EmergênciaIndígena: Nossos Direitos não se negociam. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Milhares de indígenas marcham em Brasília

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil Eles cobram respeito aos direitos dos povos originários Publi­ca­do em …