...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / EBC e Ministério da Comunicações assinam parceria para Brasil Digital

EBC e Ministério da Comunicações assinam parceria para Brasil Digital

Repro­dução: © José Cruz/Agência Brasil

Projeto piloto do programa deve ter início em 2023


Pub­li­ca­do em 17/11/2023 — 21:46 Por EBC — Brasília

ouvir:

Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC) e o Min­istério das Comu­ni­cações assi­naram, nes­ta sex­ta-feira (17), parce­ria para dar iní­cio ao pro­je­to pilo­to do pro­gra­ma Brasil Dig­i­tal. A ini­cia­ti­va, pre­vista para começar ain­da em 2023, visa o fomen­to da radiod­i­fusão públi­ca no país, a par­tir da implan­tação de estações de TV Dig­i­tal em até 21 municí­pios brasileiros. 

EBC, com a Rede Nacional de Comu­ni­cação Públi­ca (RNCP), exe­cu­tará o pro­je­to pilo­to, que envolve equipa­men­tos e infraestru­tu­ra para via­bi­lizar a trans­mis­são de mul­ti­pro­gra­mação, de for­ma gra­tui­ta, para mais brasileiros e brasileiras. “Sem dúvi­das, essa parce­ria é muito impor­tante para a EBC. Estare­mos empen­hados em faz­er com que regiões que ain­da não têm aces­so à comu­ni­cação públi­ca rece­bam con­teú­dos de múlti­plas fontes com cred­i­bil­i­dade e com sinal de qual­i­dade”, disse o dire­tor-pres­i­dente sub­sti­tu­to da empre­sa, Jean Lima.

O secretário de Comu­ni­cação Social Eletrôni­ca do Min­istério das Comu­ni­cações, Wil­son Diniz, disse que há “expec­ta­ti­va muito grande de que vamos con­seguir pro­mover a inclusão dig­i­tal por meio da radiod­i­fusão públi­ca”.

Aprova­da no âmbito do Novo PAC, pro­gra­ma de inves­ti­men­tos do gov­er­no fed­er­al, a implan­tação de estações em 250 municí­pios está pre­vista para ini­ciar em 2024, visan­do áreas com pou­ca ofer­ta de pro­gra­mação.

“Nesse sen­ti­do, a EBC tem sido uma grande par­ceira por con­ta de todo o tra­bal­ho que vem sendo feito pela Rede Nacional de Comu­ni­cação Públi­ca, prin­ci­pal­mente com as uni­ver­si­dades fed­erais. Com isso, vamos con­seguir dar tam­bém ao pro­je­to um caráter educa­ti­vo. Quan­do jun­ta­mos várias mãos, o pro­je­to se tor­na ain­da mais sus­ten­táv­el”, com­ple­tou Daniela Schet­ti­no, dire­to­ra do Depar­ta­men­to de Comu­ni­cação Públi­ca, Comu­nitária e Estatal do min­istério.

O Novo PAC aprovou a implan­tação de estações de trans­mis­são, incluin­do tor­res, abri­gos, ante­nas e trans­mis­sores, para for­t­ale­cer a radiod­i­fusão estatal e educa­ti­va. O com­par­til­hamen­to de infraestru­tu­ra será incen­ti­va­do, envol­ven­do emis­so­ras públi­cas como a EBC e a rede leg­isla­ti­va.

Par­tic­i­param da assi­natu­ra o dire­tor de Oper­ações, Engen­haria e Tec­nolo­gia da EBC, José de Ari­mateia Araújo, e o ger­ente exec­u­ti­vo de Plane­ja­men­to e Rede Nacional de Comu­ni­cação Públi­ca da EBC, Van­car­los Alves.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d