...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Goiás começa a vacinar adolescentes de 12 a 14 anos contra dengue

Goiás começa a vacinar adolescentes de 12 a 14 anos contra dengue

Repro­dução: © Fabio Rodrigues-Pozze­bom/ Agên­cia Brasil

Desde o início do ano, estado registrou 31 mortes pela doença


Pub­li­ca­do em 01/03/2024 — 08:51 Por Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A par­tir des­ta sex­ta-feira (1º), ado­les­centes de 12, 13 e 14 anos tam­bém podem se vaci­nar con­tra a dengue em municí­pios goianos sele­ciona­dos para a imu­niza­ção. Até então, ape­nas cri­anças de 10 e 11 anos estavam receben­do a dose con­tra a dengue em Goiás.

Em nota, o gov­er­no do esta­do infor­mou ter dis­tribuí­do  158.505 dos­es da vaci­na para 134 municí­pios. Até o momen­to, entre­tan­to, ape­nas 20.753 cri­anças foram imu­nizadas – o equiv­a­lente a 13% da pop­u­lação-alvo.

Dados da Sec­re­taria de Saúde de Goiás apon­tam que o esta­do vive o pior cenário epi­demi­ológi­co de dengue des­de os primeiros casos da doença, na déca­da de 1980. Ape­nas nas nove primeiras sem­anas deste ano, foram noti­fi­ca­dos 75.683 casos e 31 mortes.

Os óbitos viti­maram moradores de Anápo­lis, Luz­iâ­nia, Val­paraí­so de Goiás, Uru­açu, Águas Lin­das de Goiás, Iporá, Cristali­na, Goiâ­nia, Cidade Oci­den­tal, Novo Gama, Alto Hor­i­zonte, Aurilân­dia, Cal­das Novas e Senador Cane­do.

» Clique aqui e sai­ba quais são os 521 municí­pios que recebem dos­es da Qden­ga.

Arte Mapa vacinação dengue por estado

Mortes

“A gravi­dade da epi­demia de dengue tam­bém se man­i­fes­ta na rapi­dez com que estão acon­te­cen­do as mortes pela doença”, desta­cou a sec­re­taria. Dados reunidos pelo Gabi­nete Cen­tral de Com­bate à Dengue apon­tam que os óbitos estão ocor­ren­do no inter­va­lo de ape­nas seis dias a par­tir da man­i­fes­tação dos primeiros sin­tomas da doença.

A melhor forma de combater a dengue é impedir a reprodução do mosquito. Foto: Arte/EBC

A Sec­re­taria de Saúde reforçou a importân­cia da hidratação ime­di­a­ta e da procu­ra por atendi­men­to médi­co já a par­tir da ocor­rên­cia dos primeiros sinais de dengue – geral­mente, febre e dor no cor­po. “Enquan­to espera o atendi­men­to, [o paciente] deve beber mui­ta água. Se os sin­tomas se agravarem, a equipe de saúde deve pro­ced­er à hidratação venosa”.

A ori­en­tação é que o paciente retorne ao cen­tro de saúde cer­ca de três dias depois, mes­mo que a febre este­ja ceden­do. “Nesse perío­do, surgem out­ros sin­tomas que indicam o agrava­men­to da doença, entre os quais ton­tu­ra ao lev­an­tar, dor abdom­i­nal, vômi­tos, san­gra­men­to no nar­iz e na gen­gi­va e diminuição da uri­na”.

Os principais sintomas da dengue. Foto: Arte/EBC

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d