...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Economia / Mensagens falsas prometem ressarcimento de descontos a aposentados

Mensagens falsas prometem ressarcimento de descontos a aposentados

Governo orienta a não acessar links enviados por e‑mail ou rede social

Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 25/04/2025 — 16:00
Brasília
Brasília (DF), 03/11/2023, Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social. Edfício sede do INSS. Fachada do INSS. Setor de autarquia sul Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Golpis­tas estão aprovei­tan­do as inves­ti­gações feitas pela Oper­ação Sem Descon­to para prej­u­dicar ain­da mais aposen­ta­dos e pen­sion­istas do Insti­tu­to Nacional do Seguro Social (INSS). Segun­do o Min­istério da Pre­v­idên­cia Social, há relatos de pes­soas receben­do men­sagens por diver­sos meios, prom­e­tendo ressarci­men­to dos descon­tos ile­gais feitos pelas enti­dades inves­ti­gadas pela Polí­cia Fed­er­al e pela Con­tro­lado­ria Ger­al da União.

O aler­ta divul­ga­do nes­ta sex­ta-feira (25) pelo min­istério ori­en­ta as pes­soas a não aces­sarem “link envi­a­do por e‑mail, aplica­ti­vo de men­sagem, ou out­ro meio, infor­man­do sobre ressarci­men­to de descon­tos de men­sal­i­dades asso­cia­ti­vas”.

A denún­cia foi fei­ta por segu­ra­dos que estari­am sendo abor­da­dos por “golpis­tas com a ofer­ta de agilizar o rece­bi­men­to dos atrasa­dos descon­ta­dos pelo INSS”, acres­cen­tou.

Devolução

Segun­do a pas­ta, os val­ores descon­ta­dos no mês de abril ficarão reti­dos e serão devolvi­dos na fol­ha de maio, que vai de 26 de maio a 6 de jun­ho.

“O ressarci­men­to dos val­ores rel­a­tivos a men­sal­i­dades não recon­heci­das pelos ben­efi­ciários, descon­ta­dos antes de abril deste ano, serão avali­a­dos por um grupo da Advo­ca­cia Ger­al da União, que estu­dará a mel­hor for­ma de devolver o din­heiro”, diz a nota.

Como os descon­tos foram sus­pen­sos, os segu­ra­dos não pre­cisam solic­i­tar o can­ce­la­men­toTam­bém não é necessário ir até uma agên­cia do INSS.

Operação Sem Desconto

A Oper­ação Sem Descon­to foi deflagra­da na quar­ta-feira (23), com o obje­ti­vo de apro­fun­dar as inves­ti­gações sobre um esque­ma de descon­tos não autor­iza­dos em aposen­ta­do­rias e pen­sões do INSS.

Estão sendo apu­radas irreg­u­lar­i­dades cometi­das por orga­ni­za­ções da sociedade civ­il que cobravam, sem autor­iza­ção de pen­sion­istas, uma “men­sal­i­dade asso­cia­ti­va”. Só entre 2019 e 2024, a movi­men­tação total ficou em cer­ca de R$ 6,3 bil­hões.

A men­sal­i­dade asso­cia­ti­va é uma con­tribuição que aposen­ta­dos, pen­sion­istas ou pes­soas de uma deter­mi­na­da cat­e­go­ria profis­sion­al pagam, peri­odica­mente, para faz­er parte de uma asso­ci­ação, sindi­ca­to ou enti­dade de classe sem fins lucra­tivos que rep­re­sente os inter­ess­es de seus mem­bros do Regime Ger­al da Pre­v­idên­cia Social (RGPS).

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d