...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / Em praça pública ou em casa, fiéis mantêm tradição de presépios

Em praça pública ou em casa, fiéis mantêm tradição de presépios

Cena também inspira arte e vídeos que atualizam significados sociais

Luiz Cláu­dio Fer­reira — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 24/12/2025 — 09:02
Brasília
Arte de Cora Azevedo/Arquivo Pessoal
Repro­dução: © Arte de Cora Azevedo/Arquivo Pes­soal

Per­son­agens esculpi­dos em difer­entes mate­ri­ais que recor­dam, segun­do a tradição cristã, o cenário do nasci­men­to de Jesus com­põem presé­pios com espaços priv­i­le­gia­dos pelo país. Estão em espaços públi­cos ou mes­mo na intim­i­dade das casas.

No Brasil, o Presé­pio Nat­ur­al Mãos de Deus, na cidade de Grão Mogol (MG), na Cordil­heira do Espin­haço, a 570 quilômet­ros de Belo Hor­i­zonte, é con­heci­do como o maior do mun­do a céu aber­to (em caráter per­ma­nente), em uma área de 3,6 mil met­ros quadra­dos. As fig­uras são esculp­i­das em pedra.

O com­plexo do presé­pio tem 30 met­ros de altura. Foi ide­al­iza­do pelo empresário Lúcio Mar­cos Bem­quer­er, que mor­reu em 2021. Toda a con­strução foi doa­da à arquid­io­cese de Montes Claros (MG).

Brasília (DF), 23/12/2025 - Presépio Mão de Deus de Grão Mogol MG, Norte de Minas .Foto: CONHEÇA MINAS/Facebook
Repro­dução: Brasília (DF), 23/12/2025 — Presé­pio Mãos de Deus em Grão Mogol (MG). Foto: Con­heça Minas/Facebook

Movimento

A obra é a prin­ci­pal respon­sáv­el pelo tur­is­mo reli­gioso na região e tem, segun­do a sec­re­taria de cul­tura de Minas Gerais, exper­i­men­ta­do um cresci­men­to de 20% de vis­i­tantes ao ano. O tur­is­mo fez crescer, em 2024, o número de empre­gos no setor  em pelo menos 50%.

Out­ra opção de visi­ta é o presé­pio Som, Luz e Movi­men­to, que tem entra­da gra­tui­ta e é pro­movi­do em Brasília pelo grupo Arautos do Evan­gel­ho. Os per­son­agens são esculpi­dos e são apre­sen­ta­dos em movi­men­to. As cenas têm nar­ração e a automação é eletrôni­ca. A tec­nolo­gia foi trazi­da dos Esta­dos Unidos.

Em casa

Den­tro de casa, os brasileiros tam­bém não deixaram de cul­ti­var a tradição, mes­mo em dias tão cer­ca­do de telas. Afo­ra que o val­or do presé­pio é per­ma­nen­te­mente ressig­nifi­ca­do. Um dos apre­ci­adores de presé­pios, o dep­uta­do fed­er­al Chico Alen­car escreveu um tex­to e pro­duz­iu um vídeo para redes soci­ais que teve inter­pre­tação da atriz Fer­nan­da Mon­tene­gro, grande dama da arte dramáti­ca brasileira.

“O presé­pio denun­cia a sociedade desigual. Ali estão Maria, José e o meni­no. Família sem ter­ra e sem teto. Ali ocor­rem os pas­tores da noite que vivi­am à margem para pro­te­ger suas ovel­hin­has dos lobos vorazes”, nar­ra a atriz, a par­tir de tex­to do par­la­men­tar e ami­go.

Em tela

Out­ra hom­e­nagem a presé­pios em 2025 nasceu da inspi­ração da artista car­i­o­ca Cora Aze­do. Em cores vibrantes, e com anjos negros, ela pro­duz­iu a obra em acríli­co sobre tela (foto em destaque).

O des­ti­no da tela foi uma exposição de presé­pios em João Pes­soa (PB). “Esse é o segun­do presé­pio que eu faço”, disse a artista adep­ta do esti­lo naif.

»Sai­ba mais sobre a tradição de presé­pios na TV Brasil.

»Ouça tam­bém sobre os sím­bo­los natal­i­nos na Rádio Nacional.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d