...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Cultura / Ministério quer proteger crianças e adolecentes no carnaval

Ministério quer proteger crianças e adolecentes no carnaval

Campanha tem por objetivo sensibilizar a sociedade

Agên­cia Brasil*
Pub­li­ca­do em 16/01/2026 — 10:45
Brasília
Repro­dução: © Arte/MDHC

Car­naval é tem­po de pular e brin­car, mas tam­bém de asse­gu­rar o cumpri­men­to dos dire­itos humanos, espe­cial­mente de cri­anças e ado­les­centes. Com isso em mente, o Min­istério dos Dire­itos Humanos e da Cidada­nia (MDHC) lançou, nes­ta quin­ta-feira (15), uma cam­pan­ha nacional para con­sci­en­ti­zar a pop­u­lação sobre a importân­cia da pro­teção inte­gral de meni­nos e meni­nas durante grandes even­tos pop­u­lares, como a folia de Momo.

Real­iza­da anual­mente, a cam­pan­ha Pule, Brinque e Cuide – Unidos pela pro­teção de cri­anças e ado­les­centes, bus­ca sen­si­bi­lizar a sociedade acer­ca da respon­s­abil­i­dade cole­ti­va na pre­venção e no enfrenta­men­to de vio­lações de dire­itos, espe­cial­mente o abu­so, a explo­ração sex­u­al, o tra­bal­ho infan­til e out­ras situ­ações de vul­ner­a­bil­i­dade que ten­dem a se inten­si­ficar em momen­tos de grande mobi­liza­ção pop­u­lar – e que podem ser denun­ci­adas por meio do Disque 100.

“O Car­naval é uma das maiores expressões cul­tur­ais do nos­so país e pre­cisa ser, aci­ma de tudo, um espaço seguro para meni­nas e meni­nos. A cam­pan­ha bus­ca mobi­lizar foliões, famílias, tra­bal­hadores infor­mais, com­er­ciantes, orga­ni­zadores de even­tos e gestores públi­cos para a cor­re­spon­s­abil­i­dade na garan­tia de um ambi­ente seguro e respeitoso aos dire­itos humanos”, expli­cou a secretária nacional dos Dire­itos da Cri­ança e do Ado­les­cente, Pilar Lac­er­da, em nota.

Segun­do o min­istério, a edição da cam­pan­ha deste ano con­sol­i­da uma estraté­gia que artic­u­la comu­ni­cação públi­ca, mobi­liza­ção social, ino­vação tec­nológ­i­ca e pre­sença insti­tu­cional qual­i­fi­ca­da, reafir­man­do o com­pro­mis­so do Esta­do brasileiro com o dire­ito ao laz­er, à con­vivên­cia comu­nitária e à par­tic­i­pação cul­tur­al.

*Com infor­mações da Ascom/MDHC

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

De ofício, Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

Inquérito foi aberto sem provocação da PGR Felipe Pontes – repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d