...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / AGU cria grupo para recuperar dinheiro das vítimas de fraude no INSS

AGU cria grupo para recuperar dinheiro das vítimas de fraude no INSS

Grupo será formado por oito advogados públicos

André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 23/04/2025 — 19:47
Brasília
Fachada do edifício sede da Advocacia-Geral da União (AGU), localizado no Setor de Autarquias Sul em Brasília (DF)
Repro­dução: © Wes­ley Mcallister/AscomAGU

A Advo­ca­cia-Ger­al da União (AGU) criou nes­ta quar­ta-feira (23) um grupo espe­cial para bus­car a recu­per­ação do din­heiro descon­ta­do irreg­u­lar­mente dos aposen­ta­dos e pen­sion­istas do Insti­tu­to Nacional do Seguro Social (INSS).

A medi­da foi toma­da após a defla­gração da Oper­ação Sem Descon­to, da Polí­cia Fed­er­al, que inves­ti­ga um esque­ma nacional de descon­tos de men­sal­i­dades asso­cia­ti­vas não autor­izadas. Esti­ma-se que cer­ca de R$ 6,3 bil­hões foram descon­ta­dos de aposen­ta­dos e pen­sion­istas entre 2019 e 2024.

O grupo será for­ma­do por oito advo­ga­dos públi­cos que vão atu­ar para pro­por medi­das judi­ci­ais e admin­is­tra­ti­vas para obter a reparação dos val­ores descon­ta­dos e os danos cau­sa­dos con­tra o INSS.

Os profis­sion­ais tam­bém devem pro­por medi­das de pre­venção e enfrenta­men­to de situ­ações de fraudes con­tra a seguri­dade social.

De acor­do com o advo­ga­do-ger­al da União, Jorge Mes­sias, a AGU vai atu­ar para garan­tir a ren­da dos tra­bal­hadores em situ­ação de vul­ner­a­bil­i­dade.

“O Esta­do brasileiro, os aposen­ta­dos e pen­sion­istas foram lesa­dos por esse esque­ma. Por isso, tam­bém vamos bus­car a respon­s­abi­liza­ção das enti­dades que pro­mover­am os descon­tos ile­gais e recu­per­ar cada cen­ta­vo desvi­a­do”, afir­ma Mes­sias.

Mais cedo, o pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va deter­mi­nou a demis­são do pres­i­dente do INSS, Alessan­dro Ste­fanut­to, que foi afas­ta­do pela Justiça em função das inves­ti­gações da Oper­ação Sem Descon­to.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d