...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Economia / ANP autua postos de gasolina durante primeiro dia de força-tarefa

ANP autua postos de gasolina durante primeiro dia de força-tarefa

Força-tarefa integrada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Procon e Inmetro fiscaliza postos revendedores de combustíveis em Brasília.
© Marce­lo Camargo/Agência Brasil (Repro­dução)

A ação tem como tema o Dia do Consumidor


Pub­li­ca­do em 16/03/2021 — 11:34 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Uma força-tare­fa cri­a­da pela Agên­cia Nacional do Petróleo, Gás Nat­ur­al e Bio­com­bustíoveis (ANP) ini­ciou uma série de fis­cal­iza­ções em pos­tos de gasoli­na de 16 unidades fed­er­a­ti­vas. A ação tem como tema o Dia do Con­sum­i­dor (15 de março) e abrangeu 45 pos­tos revende­dores de com­bustíveis e qua­tro reven­das de GLP fis­cal­iza­dos em 24 cidades.

De acor­do com bal­anço divul­ga­do pela agên­cia, foram feitas 12 autu­ações (11 em pos­tos e uma em reven­da de GLP) no primeiro de ação real­iza­da ontem. Foram iden­ti­fi­cadas as seguintes irreg­u­lar­i­dades: “afer­ição irreg­u­lar” (bom­ba fornecen­do menos com­bustív­el do que o reg­istra­do); pressão de GNV (gás nat­ur­al veic­u­lar) aci­ma do per­mi­ti­do; fal­ta de equipa­men­to para análise de com­bustív­el; e irreg­u­lar­i­dades no painel de preços, no caso de pos­tos.

Tam­bém foram iden­ti­fi­cadas irreg­u­lar­i­dades como fal­ta de bal­ança para pesagem de boti­jões. Em três pos­tos hou­ve inter­dições em nove bicos abaste­cedores das bom­bas.

As fis­cal­iza­ções foram feitas nos esta­dos do Ama­zonas, Pará, Rio de Janeiro, de Minas Gerais, São Paulo, do Paraná, de San­ta Cata­ri­na, do Rio Grande do Sul, Ceará, de Alagoas, de Per­nam­bu­co, da Bahia, do Sergipe, de Mato Grosso e Goiás, além do Dis­tri­to Fed­er­al.

As ações de fis­cal­iza­ção con­tin­uarão nos próx­i­mos dias. A ANP, no entan­to, não detal­ha onde e como serão feitas para man­ter o “efeito sur­pre­sa” da oper­ação.

A ANP disponi­bi­li­zou um canal para que os con­sum­i­dores esclareçam suas dúvi­das e, se for o caso, façam denún­cias. O tele­fone é 0800 970 0267 (lig­ação gra­tui­ta). Há tam­bém a pos­si­bil­i­dade de a denún­cia ser fei­ta por meio do “Fale Conosco” do por­tal da agên­cia.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d