...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Anvisa alerta sobre diferença de vacinas pediátricas contra a covid-19

Anvisa alerta sobre diferença de vacinas pediátricas contra a covid-19

Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Estão autorizadas a aplicação da Pfizer e da CoronaVac


Pub­li­ca­do em 28/01/2022 — 17:53 Por Jonas Valente – Repórter Agên­cia Brasil — Brasília

A Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa) divul­gou um comu­ni­ca­do nes­ta sex­ta-feira (28) aos profis­sion­ais de saúde aler­tan­do para as difer­enças entre as vaci­nas para a covid-19 voltadas as cri­anças.

O intu­ito é reforçar as infor­mações aos tra­bal­hadores na lin­ha de frente da apli­cação de vaci­nas con­tra a covid-19, desta­can­do as especi­fi­ci­dades dos imu­nizantes para o públi­co infan­til lib­er­a­dos recen­te­mente.

A agên­cia autor­i­zou duas mar­cas de imu­nizantes pediátri­cos con­tra a doença. O primeiro foi o da Pfiz­er, para cri­anças de 5 a 11 anos de idade. O segun­do foi a Coro­n­aVac, pro­duzi­do pelo Insti­tu­to Butan­tan em parce­ria com a far­ma­cêu­ti­ca chi­ne­sa Sino­vac, per­mi­ti­da para pes­soas entre 6 e 17 anos de idade.

O imu­nizante da Pfiz­er tem fras­co com tam­pa laran­ja e a dose é de 0,2 ml, haven­do 10 dos­es em cada fras­co. O preparo envolve o descon­ge­la­men­to dos fras­cos e a diluição com solução de clore­to de sódio.

Devem ser min­istradas duas dos­es do imu­nizante, com dis­tân­cia de três sem­anas entre cada. O armazena­men­to deve ser real­iza­do em tem­per­atu­ra de 2°C a 8°C em um perío­do de até dez sem­anas, sem ultra­pas­sar a val­i­dade. A vaci­na tam­bém pode ser con­ge­la­da em freez­ers de ‑90°C a ‑60°C.

A vaci­na da Coro­n­aVac pode ser usa­da tan­to em adul­tos como em cri­anças. O fras­co tem tam­pa cin­za, a dose é de 0,5 ml e deman­da preparo com agi­tação do fras­co antes de aplicar, sem diluir. Devem ser apli­cadas duas dos­es, com inter­va­lo de qua­tro sem­anas entre cada uma.

O armazena­men­to deve ser real­iza­do em tem­per­at­uras de 2°C a 8°C e o pra­zo de val­i­dade é de 12 meses.

Nas duas mar­cas, a apli­cação deve ocor­rer no braço, na parte supe­ri­or.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d