...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Bicentenário da Independência: independência ou morte!

Bicentenário da Independência: independência ou morte!

Repro­dução: © Agên­cia Brasil

Apesar de eternizado, grito do Ipiranga pode ter sido diferente


Pub­li­ca­do em 06/09/2022 — 09:52 Por Car­los Moli­nari — Repórter da TV Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

E se a frase mais famosa que você teria dito, não tivesse sequer sido pro­feri­da? É o que pode ter acon­te­ci­do com Dom Pedro I. Ou, talvez, o famoso bra­do “inde­pendên­cia ou morte” ten­ha sido parte de uma frase bem maior.

O que se falou exata­mente em 7 de setem­bro de 1822, só quem esta­va lá sabe.

Ao rece­ber várias car­tas no cam­in­ho entre San­tos e São Paulo, Dom Pedro decid­iu tomar a decisão de romper os laços do Brasil com Por­tu­gal. “O pomo está maduro, colhe‑o já”, escreveu a Prince­sa Leopold­ina.

Padre Bel­chior de Oliveira, con­sel­heiro de Dom Pedro, esta­va lá em 1822 e no seu depoi­men­to escrito, em momen­to algum, lem­bra-se do famoso “inde­pendên­cia ou morte!”. Para o padre, Dom Pedro teria dito algo assim, “Nada mais quero com o gov­er­no por­tuguês e proclamo o Brasil para sem­pre, sep­a­ra­do de Por­tu­gal”.

Ouça na Radioagência Nacional

Já o alferes Can­to e Melo, irmão de Domi­ti­la, futu­ra Mar­que­sa de San­tos, escreveu pos­te­ri­or­mente que Dom Pedro falou em alto e bom som, “Inde­pendên­cia ou morte! Esta­mos sep­a­ra­dos de Por­tu­gal!”.

A comi­ti­va de Dom Pedro era peque­na. No máx­i­mo, 14 pes­soas e out­ra teste­munha dos fatos, o Coro­nel Manuel Mar­con­des lem­brou-se que o gri­to que ficou mar­ca­do para sem­pre, foi, na ver­dade, tira­do de uma frase bem maior pro­feri­da pelo príncipe-regente.

“Brasileiros! A nos­sa divisa de hoje em diante será Inde­pendên­cia ou Morte! E as nos­sas cores, verde e amare­lo, em sub­sti­tu­ição às das cortes”.

Seja como for, foi forte o sufi­ciente para romper os vín­cu­los da colô­nia com a anti­ga metró­pole e sig­nifi­cou um novo capí­tu­lo na história da ter­ra imen­sa, chama­da Brasil.

Edição: Alessan­dra Esteves

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d